Categories: Uncategorized

HDR, a nova batalha dos TVs

A edição de julho da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL traz um teste exclusivo com um dos TVs Sony 4K HDR (mod. XBR-65X905C), de 65″. Já havíamos avaliado um modelo da Samsung (UN65JS9000G), lançado no ano passado, e aguardamos agora os novos HDR LG e Panasonic. Como já comentamos aqui, trata-se mesmo de uma nova geração de TVs, comprovando que 2016 está sendo o “ano do HDR”.

Não por acaso, tivemos na semana passada um evento da LG para apresentar os seus, o mesmo acontecendo com a Samsung esta semana e com a Sony na próxima. É interessante notar que, como ocorreu no passado com os 4K, nem todos os TVs HDR são iguais. Já é costume: a indústria acaba confundindo o consumidor, que ainda nem se habituou ao 4K. Mas assim é o mercado.

HDR (High Dynamic Range) é um tipo de captação em que se explora ao máximo a amplitude do sinal. A câmera consegue registrar os tons mais escuros e os mais claros e também maior variedade de cores. Aliando isso à resolução 4K (3.840 x 2.160 pixels), é possível obter níveis de detalhamento muito superiores. Os novos TVs são projetados para se comunicar com a fonte de sinal e “entender” se a imagem foi captada em HDR. Só que isso tudo depende do processamento do sinal nesse trajeto, até chegar à tela.

No evento da Samsung, conversamos com Paulo Rabelo, diretor de tecnologia da TV Globo, que nos explicou como a emissora está conseguindo produzir minisséries em HDR; a primeira que está no ar é Ligações Perigosas (detalhes aqui). Não via sinal de TV, mas pelo aplicativo Globo Play. Ou seja, é uma transmissão online, sujeita às condições da rede utilizada em cada casa. A questão de como o conteúdo é produzido e distribuído torna-se crucial para quem investe num TV desse padrão. Vamos falar muito ainda a respeito.

Voltando aos TVs, a Samsung identifica seus novos TVs como HDR 1000, uma referência à intensidade luminosa de 1.000 nits, contra menos de 500 dos TVs 4K anteriores; de novo, um particularidade técnica que merecerá um post à parte. São sete modelos, com tamanhos de 49″ a 88″, a maioria de tela curva, numa faixa de preço bem acima dos 4K já lançados, que continuam em linha.

Em tempo: a Samsung aposta no HDR como opção aos TVs OLED, que por enquanto somente a rival LG oferece no Brasil. Já a LG promete se manter nos dois segmentos.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

4 semanas ago