Cysne foi professor de muitos profissionais que hoje atuam no mercado AV, alguns inclusive no Exterior. Basta dizer que começou a pesquisar o assunto em 1957, ainda antes do curso de Engenharia. Quando o conheci, nos anos 1980, já ocupava posição de destaque entre projetistas e consultores, trabalhando para empresas de todas as áreas e tamanhos. Projetou e construiu amplificadores e caixas acústicas, tornando-se referência para muitos fabricantes. E tornou-se um dos raros especialistas brasileiros em desenhar, instalar e configurar salas de audição para finalidades diversas – Teatro Municipal de São Paulo, Estúdios da Rede Globo (RJ), estações do Metrô (SP), Radio City Music Hall (Nova York), Palácio de Convenções do Kremlin (Moscou), estádios, teatros e igrejas em vários países, tudo isso está em seu currículo (confirmem aqui).
A primeira “Biblia do Som” foi lançada em 1989. Uma 2a. edição saiu em 2006 e a 3a, que chega nas próximas semanas (apenas em versão digital), traz uma quantidade de informações que equivalem ao dobro da anterior. Se algum maluco quisesse vê-la impressa, teria que carregar uns 8kg de papel, diz o autor.
Nada escapou ao seu conhecimento: dos conceitos acústicos básicos à ciência da engenharia de áudio (que envolve muito de mecânica e elétrica), passando pelas inúmeras formas como são gerados e transmitidos os sinais; a capacidade do ouvido e do cérebro humanos para identificá-los e organizá-los; os segredos de um bom projeto, seja para pequenos ou grandes espaços; e a infinidade de recursos técnicos hoje disponíveis para quem quer trabalhar na área.
Tudo isso vem organizado em capítulos, facilitando a busca, e enriquecido por algo que era impossível nas versões impressas: links, centenas de links, direcionando o leitor para as fontes que o autor tão cuidadosamente cadastrou ao longo de sua vitoriosa carreira. Na foto acima, Cysne em um dos cursos que organizamos juntos no início do ano.
São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…
Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…
A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…
Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…
Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…
Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…