cysne2É com prazer que registramos o lançamento de “A Nova Bíblia do Som”, do amigo e mestre Luiz Fernando Cysne. É tão escassa a literatura sobre áudio e vídeo em português que um projeto desses já nasce com êxito: irá preencher uma enorme lacuna informativa, tanto entre os entusiastas de equipamentos de qualidade quanto entre músicos e pessoas em geral que prezam seus ouvidos, sem falar nos milhares de projetistas e integradores espalhados pelo país.

Cysne foi professor de muitos profissionais que hoje atuam no mercado AV, alguns inclusive no Exterior. Basta dizer que começou a pesquisar o assunto em 1957, ainda antes do curso de Engenharia. Quando o conheci, nos anos 1980, já ocupava posição de destaque entre projetistas e consultores, trabalhando para empresas de todas as áreas e tamanhos. Projetou e construiu amplificadores e caixas acústicas, tornando-se referência para muitos fabricantes. E tornou-se um dos raros especialistas brasileiros em desenhar, instalar e configurar salas de audição para finalidades diversas – Teatro Municipal de São Paulo, Estúdios da Rede Globo (RJ), estações do Metrô (SP), Radio City Music Hall (Nova York), Palácio de Convenções do Kremlin (Moscou), estádios, teatros e igrejas em vários países, tudo isso está em seu currículo (confirmem aqui).

A primeira “Biblia do Som” foi lançada em 1989. Uma 2a. edição saiu em 2006 e a 3a, que chega nas próximas semanas (apenas em versão digital), traz uma quantidade de informações que equivalem ao dobro da anterior. Se algum maluco quisesse vê-la impressa, teria que carregar uns 8kg de papel, diz o autor.

Nada escapou ao seu conhecimento: dos conceitos acústicos básicos à ciência da engenharia de áudio (que envolve muito de mecânica e elétrica), passando pelas inúmeras formas como são gerados e transmitidos os sinais; a capacidade do ouvido e do cérebro humanos para identificá-los e organizá-los; os segredos de um bom projeto, seja para pequenos ou grandes espaços; e a infinidade de recursos técnicos hoje disponíveis para quem quer trabalhar na área.

Tudo isso vem organizado em capítulos, facilitando a busca, e enriquecido por algo que era impossível nas versões impressas: links, centenas de links, direcionando o leitor para as fontes que o autor tão cuidadosamente cadastrou ao longo de sua vitoriosa carreira. Na foto acima, Cysne em um dos cursos que organizamos juntos no início do ano.

cysne3Precisa dizer mais? Sim: um resumo da “Biblia 2”, lançada em 2006, pode ser encontrado no site do autor: lcysne.com. E uma detalhada apresentação da “nova Biblia” está em sua página no Facebook. Ali, também, é possível fazer as encomendas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *