Categories: Uncategorized

Mercado de TVs 4K cresce, mas…

Em seu tradicional estudo sobre o mercado mundial de TVs, a consultoria britânica IHS indica que o segmento Ultra HD (4K) vai continuar crescendo, mas com algumas ressalvas. A previsão é saltar de 55 milhões de unidades vendidas este ano para 112 milhões em 2020, quando 100% dos modelos acima de 50″ serão 4K. Só que isso acontecerá às custas da queda de preços, resultando em faturamento menor para os fabricantes.

Claro, o consumidor não tem nada a ver com isso. Mas é com esse tipo de previsão que as indústrias planejam seus negócios. Exemplo: a pesquisa TV Sets Market Tracker, da IHS, diz que grande parte dos TVs 4K não será compatível com a codificação HDR, principal avanço tecnológico dos últimos anos. Como já comentamos aqui, somente os modelos top de linha conseguem reproduzir esse tipo de sinal, que é encontrado ainda em poucas gravações do Netflix. Algumas séries da Globo também são gravadas em HDR, mas o aplicativo Globo Play ainda não está plenamente desenvolvido.

Paul Gagnon, diretor da IHS, acha que falta muito para que o consumidor perceba os reais benefícios do HDR; no Brasil, podemos dizer que mesmo o 4K ainda não foi assimilado. Os próprios fabricantes parecem confusos ao divulgar esses avanços. Devido à diferença de custos de fabricação, criaram categorias diferentes de TVs 4K (com e sem HDR), nem sempre deixando isso claro para os usuários. Agora, se fala até em dois tipos diferentes de HDR!!!

Como explicar tudo isso na prática?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago