Categories: Uncategorized

Supermercado do futuro já está aí

Consagrada por sua loja online que levou à falência milhares de estabelecimentos mundo afora, a Amazon acaba de inaugurar uma… sim, uma loja física. Fica em Seattle, e para quem não pode ir até lá agora este vídeo é uma boa ilustração. A Amazon Go é uma grocery (vende apenas alimentos, por enquanto). Seus idealizadores, após quatro anos de pesquisas, imaginam que serão assim os supermercados no futuro – e talvez não demore muito. Não há filas. Ninguém precisa passar no “caixa” para pagar as compras. Usa-se o conceito que a própria Amazon inventou lá no século passado (1996) e que hoje é copiado pelo Uber, Netflix e os negócios mais bem sucedidos do e-commerce mundial.

Na Amazon Go, o consumidor pega os produtos que quiser e vai embora, sem que nenhum funcionário se importe. Basta que tenha uma conta aberta previamente no site, com o respectivo número do cartão de crédito. Passando o pacote pelo smartphone já cadastrado, pronto: está registrada a compra.

Por enquanto, em fase beta, somente funcionários da Amazon (que tem sede na mesma cidade) podem utilizar. Mas o plano é abrir ao público no início de 2017. Logo virão outras, por todo o país, vendendo de tudo no mesmo sistema. Adeus, filas no caixa.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

4 semanas ago