Consagrada por sua loja online que levou à falência milhares de estabelecimentos mundo afora, a Amazon acaba de inaugurar uma… sim, uma loja física. Fica em Seattle, e para quem não pode ir até lá agora este vídeo é uma boa ilustração. A Amazon Go é uma grocery (vende apenas alimentos, por enquanto). Seus idealizadores, após quatro anos de pesquisas, imaginam que serão assim os supermercados no futuro – e talvez não demore muito. Não há filas. Ninguém precisa passar no “caixa” para pagar as compras. Usa-se o conceito que a própria Amazon inventou lá no século passado (1996) e que hoje é copiado pelo Uber, Netflix e os negócios mais bem sucedidos do e-commerce mundial.

Na Amazon Go, o consumidor pega os produtos que quiser e vai embora, sem que nenhum funcionário se importe. Basta que tenha uma conta aberta previamente no site, com o respectivo número do cartão de crédito. Passando o pacote pelo smartphone já cadastrado, pronto: está registrada a compra.

Por enquanto, em fase beta, somente funcionários da Amazon (que tem sede na mesma cidade) podem utilizar. Mas o plano é abrir ao público no início de 2017. Logo virão outras, por todo o país, vendendo de tudo no mesmo sistema. Adeus, filas no caixa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *