Categories: Uncategorized

TV 3D, enfim, está morta!

Quem afirma é o respeitado site americano CNET: a TV 3D, como a conhecemos, foi declarada morta na última CES, quando os dois principais fabricantes (LG e Samsung) anunciaram que não darão mais suporte ao formato. Como se fosse novidade… Há tempos que ninguém mais sequer menciona o recurso nos materiais de divulgação dos TVs, e os tais óculos só deverão ter espaço, agora, como peças de museu.

É curioso lembrar o interesse que o 3D despertou há cerca de oito anos, quando foi relançado, primeiro nos cinemas, depois em DVD e Blu-ray. Vejam este post publicado aqui no início de 2008, antes da moda pegar. Lembram-se do furor causado por Avatar, aquela superprodução de James Cameron, o maior entusiasta de todos, que anunciava o 3D como “o futuro do cinema”? É até hoje a maior bilheteria do cinema mundial, e muito de sua fama deve-se ao fato de ter sido o primeiro filme totalmente rodado em 3D.

Pouco depois, publicamos este outro post, levantando dúvidas sobre as perspectivas do 3D – dúvidas essas compartilhadas por milhares de especialistas. Mas foram centenas de lançamentos, até que a partir de 2013 os fabricantes foram pouco a pouco se retirando desse nicho. O “fim” então começou a ser admitido, como mostramos neste outro comentário. Interessante observar que a maioria dos links que nos serviam de base simplesmente não existem mais…

Um repórter do mesmo site CNET comentou eufórico uma demonstração do filme Star Wars: O Despertar da Força em 3D com novo TV LG 4K OLED na última CES, lamentando que a empresa tenha confirmado que essa seria sua última linha de TVs da categoria. Segundo ele, é uma decisão errada, justamente agora que a qualidade das imagens está ficando melhor…

Mas a maioria dos consumidores certamente concorda com o fim dessa ilusão.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Se ainda fabricam as mídias em 3D e com novos codecs de áudio e vídeo e quem possui televisores que reproduzem o formato, não estão sendo atualizados. Áudio TRUHD não é reproduzido nessas TV´s. Creio que exista um grande nicho de consumidores como eu, que não gostariam de ter um televisor adquirido por um alto preço e em tão pouco tempo em desuso.

  • As tvs 3d foram lançadas com pelo menos uns 2 anos de antecêdencia,não existiam certificações,as imagens tinham muitas falhas,mas agora com bluray e tvs 4k,acho que as imagens chegariam em outro nível,tenho uma tv 3d,e sou totalmente contra ao fim delas.

  • Agora falta acabar com os chatos filmes 3D no cinema e seus óculos ensebados.

  • Adoro filmes em 3d, comprei uma sony de 65 hx925 a alguns anos, assisto e compro muitos filmes no formato. Seria muita sacanagem tirarem fora.

    Nas sonys, agora só nas de 65 e 75 ainda se encontram os modelos com 3d, mas o precinho não é fácil...

  • Como ja diz o titulo, ENFIM acabou... Chega desse troço inutil que só serve para deixar os nossos televisores mais caros.

  • Tudo bem acabar com a TV 3D, pois realmente encarece o produto e não é necessário, mas daí acabar com filmes nos cinemas em 3D como o colega acima comentou é demais. Afinal, o 3D nas telonas da realmente outra dimensão a diversão e com certeza filme fica muitos mais "épico".

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

4 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago