TV-3DQuem afirma é o respeitado site americano CNET: a TV 3D, como a conhecemos, foi declarada morta na última CES, quando os dois principais fabricantes (LG e Samsung) anunciaram que não darão mais suporte ao formato. Como se fosse novidade… Há tempos que ninguém mais sequer menciona o recurso nos materiais de divulgação dos TVs, e os tais óculos só deverão ter espaço, agora, como peças de museu.

É curioso lembrar o interesse que o 3D despertou há cerca de oito anos, quando foi relançado, primeiro nos cinemas, depois em DVD e Blu-ray. Vejam este post publicado aqui no início de 2008, antes da moda pegar. Lembram-se do furor causado por Avatar, aquela superprodução de James Cameron, o maior entusiasta de todos, que anunciava o 3D como “o futuro do cinema”? É até hoje a maior bilheteria do cinema mundial, e muito de sua fama deve-se ao fato de ter sido o primeiro filme totalmente rodado em 3D.

Pouco depois, publicamos este outro post, levantando dúvidas sobre as perspectivas do 3D – dúvidas essas compartilhadas por milhares de especialistas. Mas foram centenas de lançamentos, até que a partir de 2013 os fabricantes foram pouco a pouco se retirando desse nicho. O “fim” então começou a ser admitido, como mostramos neste outro comentário. Interessante observar que a maioria dos links que nos serviam de base simplesmente não existem mais…

Um repórter do mesmo site CNET comentou eufórico uma demonstração do filme Star Wars: O Despertar da Força em 3D com novo TV LG 4K OLED na última CES, lamentando que a empresa tenha confirmado que essa seria sua última linha de TVs da categoria. Segundo ele, é uma decisão errada, justamente agora que a qualidade das imagens está ficando melhor…

Mas a maioria dos consumidores certamente concorda com o fim dessa ilusão.

6 thoughts on “TV 3D, enfim, está morta!

  1. Se ainda fabricam as mídias em 3D e com novos codecs de áudio e vídeo e quem possui televisores que reproduzem o formato, não estão sendo atualizados. Áudio TRUHD não é reproduzido nessas TV´s. Creio que exista um grande nicho de consumidores como eu, que não gostariam de ter um televisor adquirido por um alto preço e em tão pouco tempo em desuso.

  2. As tvs 3d foram lançadas com pelo menos uns 2 anos de antecêdencia,não existiam certificações,as imagens tinham muitas falhas,mas agora com bluray e tvs 4k,acho que as imagens chegariam em outro nível,tenho uma tv 3d,e sou totalmente contra ao fim delas.

  3. Agora falta acabar com os chatos filmes 3D no cinema e seus óculos ensebados.

  4. Adoro filmes em 3d, comprei uma sony de 65 hx925 a alguns anos, assisto e compro muitos filmes no formato. Seria muita sacanagem tirarem fora.

    Nas sonys, agora só nas de 65 e 75 ainda se encontram os modelos com 3d, mas o precinho não é fácil…

  5. Como ja diz o titulo, ENFIM acabou… Chega desse troço inutil que só serve para deixar os nossos televisores mais caros.

  6. Tudo bem acabar com a TV 3D, pois realmente encarece o produto e não é necessário, mas daí acabar com filmes nos cinemas em 3D como o colega acima comentou é demais. Afinal, o 3D nas telonas da realmente outra dimensão a diversão e com certeza filme fica muitos mais “épico”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *