Categories: Uncategorized

LG aumenta aposta nos TVs OLED

Na semana passada, estivemos participando do InnoFest, evento internacional que a LG organiza em vários países, a convite da empresa. Dessa vez, foi em Punta Cana, um dos destinos mais badalados do Caribe, reunindo jornalistas e revendedores de toda a América Latina. Além de estreitar seu relacionamento com formadores de opinião (eram cerca de 400 convidados), o encontro serviu para a LG exibir produtos inovadores em TV, áudio, IoT e linha branca. Incluiu um dia inteiro de demonstrações e palestras, fechando com um animado show de música caribenha.

Ficou claro que, apesar das incertezas econômicas, o grupo coreano continua apostando muito na América Latina e no Brasil. Nosso país ainda é seu terceiro maior mercado mundial, atrás apenas dos EUA e da própria Coreia, e a frequência dos lançamentos comprova. Só neste evento, foram apresentados nada menos do que 20 modelos de TVs, sendo metade deles com a tecnologia de painéis orgânicos (OLED). Vimos também refrigeradores, lavadoras e aparelhos de ar condicionado de última geração, além do robô SmartThinQ, que na verdade é um pequeno/grande hub capaz de executar diversas tarefas dentro do conceito Internet das Coisas.

“Mais do que nunca, nosso objetivo agora é levar o consumidor para dentro do ponto de venda”, resumiu o vice-presidente comercial da LG, Roberto Barbosa, sintetizando as mensagens dos principais executivos coreanos do grupo. Cesar Byun, presidente para A.Latina com base em São Paulo, acrescentou que a empresa quer ter produtos para todas as faixas de público, o que inclui desde um TV 4K de 86″ até um monitor de 22″. 

No caso dos TVs, sem dúvida OLED é o grande diferencial da marca, incorporando avanços como os processamentos de vídeo HDR10, Dolby Vision, HLG e o upscaling de conteúdos para HDR. “Esses TVs têm 25% mais brilho nos pixels, que são processados individualmente”, explicou o gerente de produto, Igor Krauniski. Além disso, são os primeiros com áudio Dolby Atmos, incluindo a opção de uma soundbar integrada ao painel de TV, como na foto acima.

Esses TVs OLED devem competir agora com os QLED da Samsung, que comentamos aqui semanas atrás. A intenção declarada da LG é que o consumidor veja ambos em demonstração nas lojas e confirme a superioridade do OLED. Mas estes continuarão sendo mais caros que os LED-LCDs. O outro trunfo da empresa está nos TVs Nano Cell, também exibidos no evento, cujo maior diferencial está no tamanho menor das partículas que compõem o painel – seriam menores que os Quantum Dots da concorrente e, portanto, mais eficientes na reprodução de cores e nuances da imagem.

Bem, tudo isso será conferido na prática quando fizermos os devidos testes com todos esses TVs. Por enquanto, as amostras foram excelentes. Mais detalhes aqui.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Olá Orlando .

    Deixo bem claro que acompanho todas as matérias do Senhor quanto ao assunto Televisores (http://revistahometheater.uol.com.br/portal/) .Muitos elogios a qualidade de imagem dos TVS OLED, e recentemente no Brasil a Samsung apresentou também o seu TV com a tecnologia QLED em sua nova aposta mas quanto a vida util destes televisores é que nos deixa em dúvida !! . Com a sua presença observei também a reportagem do TV Oled da Sony de 65" com uma inovação interessante em termos de áudio . Muitas inovações estão surgindo mas eu tenho comigo um significado quanto ao assunto vídeo (TV) : qualidade de imagem e é isto o que importa pra mim na minha sala de Home .
    Nos lançamentos dos televisores ai em São Paulo , qual o TV lhe chamou mais atenção quanto a " qualidade de imagem " ? Seu eu fizer esta pergunta a Samsung, Lg , Sony, Panasonic e outras evidentemente que cada um vai defender o seu lado e portanto prefiro fazer ao profissional Orlando Barroso . Pode me responder ?

    Saudações Orlando e fique com Deus sempre .
    JOSÉ CARLOS

    • Olá José Carlos, obrigado. Para não ficar em cima do muro: continuo achando os TVs OLED melhores. Mas ainda precisamos observar com mais tempo os novos QLED da Samsung e os LED top de linha da Sony (75" e 100") para ter melhor avaliação. Abs.

  • Olá Orlando .

    Muito obrigado pela resposta .
    Sendo assim continuo num futuro próximo com o pensamento na compra do TV OLED ,mas será no momento certo e com a certeza em que esta tecnologia decolou realmente !!
    Saudações sempre .

    JOSÉ CARLOS

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago