Categories: Uncategorized

A lista das empresas mais “smart”

Saiu a nova edição das 50 Smartest Companies, a lista das empresas mais inovadoras do mundo, divulgada anualmente pelo MIT Technology Review, o site do Massachussetts Institute of Technology. É o mais respeitado estudo que se conhece sobre inovação (e, portanto, tecnologia), com números e análises detalhadas para justificar a posição de cada empresa no ranking.

Do setor eletrônico de consumo, temos na lista nomes mais do que conhecidos, como Intel (13o lugar), Apple (17o), Microsoft (27o), Foxconn (33o) e IBM (39o), além das onipresentes Amazon (3o), Google (5o), Facebook (23o) e Tesla (31o). Em primeiro lugar está a Nvidia, que começou fazendo chips para games e hoje avança nos segmentos de inteligência artificial e carros conectados.

Mas a maior revelação é que, das 50 empresas listadas, nada menos do que 10 vêm do setor de saúde: genética, biotecnologia ou medicamentos. A californiana Kite Pharma, por exemplo, nem estava na lista do ano passado e já aparece em 7o lugar. É uma das mais inovadoras em imunoterapia e combate ao câncer. A 23andMe, não por acaso também da Califórnia e dedicada à biotecnologia, era 7a em 2016 e agora salta para o 4o lugar, muito graças aos seus testes de DNA e estudos sobre fertilidade, depressão, Parkinson e Alzheimer.

Como se vê, tecnologia não é só consumo. Há uma revolução acontecendo no mundo da ciência, e é bom ficar atento. Todos nós vamos precisar disso algum dia. 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago