Categories: Uncategorized

Copa 2018 já começou para a indústria de TVs

 

 

 

Com um ano de antecedência, os fabricantes de TVs já se alinham para a disputa da Copa da Rússia. Evidentemente, não será um evento tão badalado quanto a do Brasil, mas a disputa entre as principais marcas promete. Lembremos que, em 2014, a Sony era um dos patrocinadores oficiais e investiu pesado no mercado brasileiro – logo em seguida, rompeu com a Fifa e reduziu seu marketing. Desta vez, seu lugar é ocupado pela chinesa HiSense, que nem atua aqui (pelo menos por enquanto).

Quase todos os fabricantes estão renovando suas linhas de TVs, de olho em três momentos decisivos: Black Friday, em novembro, Natal e Copa. Em termos promocionais, quem sai na frente é a Samsung: mesmo não sendo mais patrocinadora da Seleção (como várias outras marcas, afastou-se da CBF após os sucessivos escândalos), a empresa coreana contratou o técnico Tite, hoje uma das raras unanimidades nacionais. 

Já no quesito tecnologia, há muitas novidades. Havíamos antecipado algumas delas aqui, em fevereiro, e abaixo trazemos atualizações. Na faixa acima de 49 polegadas, quase tudo agora é 4K HDR, embora haja poucos conteúdos desse nível. Para quem for comprar, vale uma dica: verificar na loja como é a reprodução dos canais de TV aberta. O upscaling de HD para 4K passa a ser crucial na escolha.

Samsung – Acaba de lançar a linha QLED (detalhes neste vídeo) e também está enviando às lojas os TVs chamados Premium UHD, cujos tamanhos variam de 40″ a 82″, com telas planas e curvas. Em nossa sala de testes, estamos finalizando a avaliação de um QLED de 65″. 

LG – Além dos TVs OLED, que comentamos aqui e são sua grande aposta, a empresa está trazendo ao Brasil os modelos Nano Cell, cujo princípio de funcionamento é similar aos “pontos quânticos”: uma película com minúsculos elementos age sobre cada pixel acentuando as cores. Tamanhos: 49″, 55″ e 65″.

Semp TCL – A marca que mais vem crescendo no país aposta em algo além da qualidade de imagem: a velocidade do processador em seus TVs Android, como mostra este vídeo. Estão saindo em quatro tamanhos: 49″, 55″, 65″ e 75″. A exemplo das coreanas, adota 4K HDR como padrão, e também tem uma linha com painel curvo QLED. 

Sony – Seus top de linha atualmente são os TVs Z9D, de 75″ e 100″ (vejam o vídeo). Mas também lançou um TV Android mais acessível (65″) com novos processadores. Em outubro, deve sair seu OLED com “som que sai da tela” (este outro vídeo explica). 

Philips – Seu diferencial continua sendo o recurso Ambilight, agora renomeado Ambilux: as luzes traseiras se espalham por todo o painel, criando um efeito envolvente quando a sala está escura. A empresa também está lançando modelos 4K Android convencionais, de 43″, 49″ e 55″. 

Panasonic – Ainda não definiu seus lançamentos para o segundo semestre. 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

13 horas ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

2 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

4 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

4 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago