Categories: Uncategorized

Câmera 8K estreia em grande estilo

A Sony está apresentando esta semana, no evento IBC, que acontece em Amsterdã, a primeira câmera de vídeo 8K para produção de televisão. Isso mesmo: 8K!!! Ao contrário de protótipos demonstrados em eventos pelo mundo afora nos últimos anos, esta começa a ser vendida em outubro em alguns países. A câmera UHC-8300, específica para o segmento broadcast, foi desenvolvida em conjunto com a NHK, emissora estatal japonesa que lidera o desenvolvimento do padrão 8K, com previsão de lançamento oficial na cobertura da Olimpíada de 2020, a ser realizada em Tóquio.

Pelas descrições de sites especializados internacionais que cobrem o IBC, o aparelho é um prodígio de tecnologia. Utiliza três chips para captação de imagem em 8K (7.680 x .4320 pixels); cada chip registra uma das cores primárias (vermelho, verde, azul), que são combinadas por um processador.

É bom lembrar que as primeiras câmeras desse tipo foram testadas em 2012, durante a Olimpíada de Londres, e vêm sendo aprimoradas na cobertura de grandes eventos nos últimos anos. A UHC-830 é a primeira que também trabalha em HDR (High Dynamic Range), com maior nível de contraste, e também a primeira que permite transmissão ao vivo pela internet, segundo a Sony. Mais detalhes no site internacional da Sony Pro.

Para quem adora produzir seus próprios vídeos, talvez seja interessante citar que recentemente a Nikon lançou o modelo D850, que grava em 4K. Para promover o produto, a empresa encomendou ao fotógrafo Lucas Gilman um vídeo do gênero time-lapse, com imagens de natureza captadas na Islândia. É um espetáculo. Gilman fotografou imagens com a máxima resolução dessa câmera (45.7 Megapixels), que tem também um timer embutido para esse tipo de produção. Vale a pena ver, mesmo sabendo que para apreciar as imagens em toda a plenitude seria necessário contar com um display 8K, que ainda não temos. 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago