Categories: Uncategorized

Oi está a um passo da intervenção

Como se previa, não houve mesmo acerto entre acionistas e credores da Oi, apesar da intermediação do governo. A intervenção pode ser oficializada a qualquer momento. Na última terça-feira, empresário Nelson Tanure, maior acionista individual da empresa, conseguiu reunir uma “bancada” de congressistas para conversar pessoalmente com o presidente Temer. A ideia era que o governo autorizasse aliviar a dívida da Oi com a Anatel, que já passa dos R$ 11 bilhões (a dívida total é superior a R$ 65 bi). Nada feito. Seria um péssimo sinal para todo o mercado.

O problema é que Tanure controla o Conselho de Administração e não abre mão disso. A empresa já recebeu diversas propostas de compra, como relata o jornal O Globo, mas em todas o empresário teria que se afastar – e, claro, se responsabilizar pela quitação da dívida. Na última reunião de acionistas, o clima esquentou e o diretor financeiro acabou se demitindo (ou sendo demitido).  

Sim, do desesperado governo Temer tudo se pode esperar. Mas a intervenção, admitida esta semana até pelo ministro das Comunicações, talvez ajude a acalmar os credores, pois seria uma espécie de blindagem contra as pressões de Tanure e demais acionistas (vejam esta análise detalhada do colega Samuel Possebon). O risco é que, ao intervir, o governo seja obrigado a colocar dinheiro numa empresa que, embora endividada, possui a maior rede do país e atende mais de 40 milhões de usuários. Talvez não haja outra saída, como fica claro aqui.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago