Categories: Uncategorized

Olimpíada: show de tecnologia no gelo

A cada grande evento esportivo, a tecnologia bate novos recordes. Coisas que pareciam impossíveis de se atingir numa Copa do Mundo ou Olimpíada tornam-se incrivelmente reais no evento seguinte. É o que acontece mais uma vez agora, com os Jogos Olímpicos de Inverno da Coreia do Sul – evento que ficará marcado na História pelo início da (tomara) reunificação das duas Coreias.

As imagens que chegam de PyeongChang são empolgantes, inclusive as transmitida ao vivo (este site é uma boa referência). Grandes redes de TV, como BBC e NBC, criaram canais exclusivos para cobrir as competições com tecnologia de última geração. A americana NBC montou o que diz ser “o maior esquema de todos os tempos” para essa cobertura, incluindo:

  • 1.800 horas de transmissão ao vivo, via streaming e aplicativo
  • Na TV, para quem mora nos EUA, são cinco canais dedicados às competições, inclusive o inédito Olympic Channel, que cobre as equipes americanas. 
  • 50 horas de transmissão em realidade virtual (VR)
  • Clipes ao vivo e “melhores momentos” podem ser assistidos no Snapchat e até em carros da rede Uber
  • Em acordo com a rede social BuzzFeed, os conteúdos gerados pela NBC são compartilhados e podem ser comentados em tempo real. 

Além disso, microcâmeras estão sendo montadas no corpo de alguns atletas para captar imagens nunca vistas antes, em modalidades como esqui alpino, saltos, snowboard e bobsled, que produzem aquelas imagens impressionantes sobre o fundo branco da neve (este vídeo é um bom aperitivo).

Em parceria com a Dolby, a operadora americana Comcast está aproveitando os Jogos para demonstrar conteúdos gravados em 4K HDR e com áudio Dolby Atmos. Assim como a brasileira Globo, a Comcast já havia feito testes desse tipo na Olimpíada de 2016, no Rio; agora, trabalha em conjunto com a japonesa NHK, que também faz testes com transmissões ao vivo em resolução 8K, diretamente da Coreia. A própria NBC aproveita parte desse material, que a NHK lhe fornece convertido para 4K.

Numa detalhada reportagem sobre o uso da tecnologia em PyeongChang, o site especializado TV Technology conta que o maior desafio para os técnicos está sendo trabalhar sob temperaturas constantes na faixa de 30 graus negativos e com ventos mais fortes que o habitual, mesmo para quem está costumado a cobrir Jogos de Inverno. No entanto, os recursos tecnológicos ajudam a contornar essa dificuldade. Boa parte da estrutura necessária agora é integrada nos chamados RIBs (racks-in-a-box), unidades de conexão que podem ser mais facilmente transportadas. Nos intervalos entre um evento e outro, os equipamentos são conectados e testados. A montagem final, que antes levava cerca de um mês, agora é feita em 2 ou 3 dias. 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago