Categories: Uncategorized

Soundbar + TV Smart: será o fim?

Num evento recente, um instalador de home theater comentou: “As soundbars destruíram nosso mercado”. Tirando a dramaticidade do exagero, é de se convir que muitos consumidores estão se encantando com a possibilidade de uma única caixa acústica realizar o trabalho de cinco!!! E sem ter que passar fios pelas paredes, nem se preocupar com o posicionamento de cada caixa. Algumas soundbars já vêm com Wi-Fi e/ou Bluetooth, permitindo captar o som de um tablet ou smartphone para streaming até de música em alta resolução…

Toda vez que ouço queixas como essa me vêm à memória os relatos do surgimento da televisão, criticada na época porque iria “destruir” o cinema; ou do videocassete, que acabaria com as emissoras de TV; e tantos outros exemplos. Só que, ssim como no teorema de Lavoisier, pode-se arriscar que no mercado de tecnologia nada (ou muito pouco) se cria, nada se perde, tudo apenas se transforma.

Seria tema para um extenso artigo, mas tento aqui me restringir à questão das soundbars. De fato, elas podem substituir um sistema completo de home theater, mas não com a mesma fidelidade sonora. Já confirmamos isso na prática, em diversos testes. É uma questão física: a maior parte dos sons que ouvimos são direcionais; sua inteligibilidade depende muito da posição da fonte (no caso, o alto-falante) em relação aos ouvidos. 

O conceito de soundbar se baseia na dispersão dos sons pelo ambiente, aproveitando da melhor forma possível as reflexões no teto e nas paredes. Existem softwares para otimizar o processo, mas nada – pelo menos por enquanto – comparável a boas e bem posicionadas caixas acústicas.

Agora falando do quesito praticidade: a Google acaba de anunciar nos EUA uma parceria com a JBL para produzir uma soundbar (foto) com reconhecimento de voz e recursos do Google Assistant. Dentro da caixa virá um processador Android para transformar qualquer TV em smart. Você vai poder “dizer” para a caixa, por exemplo, se quer assistir determinado canal ou o Netflix, incluindo conteúdos 4K HDR (claro, se seu TV for compatível). 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago