Categories: Uncategorized

Como fica o consumo pós-Copa

Foi aberta hoje em São Paulo mais uma edição da Eletrolar Show, evento dedicado ao varejo de eletrônicos de consumo. Ali costumam se reunir empresários e profissionais varejistas de todo o país, iniciando os preparativos para as vendas daqui até o final do ano. Como todo ano de Copa, neste 2018 boa parte do consumo concentrou-se no primeiro semestre. Além disso, as incertezas políticas e econômicas preocupam a todos, com potencial para prejudicar os negócios.

Nesse cenário, o segmento de áudio e vídeo parece ser o menos problemático. Segundo dados divulgados na Feira pela Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), TVs e aparelhos AV cresceram 20,7% em vendas de janeiro a junho, contra 15% do mercado como um todo. Os números seriam melhores, não fosse a fatídica greve dos caminhoneiros – mais exato dizer “paralisação das empresas de transporte”. Não foram divulgadas vendas em unidades, mas a previsão da Eletros é terminar o ano com 12,5 milhões de TVs comercializados nas lojas, o que seria um belo salto de 10% sobre 2017.

Quanto aos efeitos da Copa sobre as vendas, são sugestivos os dados citados por Jurandir Pitsch, vice-presidente da SES, operadora européia de satélites para televisão, em entrevista ao site Teletime. Segundo ele, a participação do 4K nas vendas de TVs subiu de 10% em outubro para 30% agora, na véspera da Copa, colocando essa tecnologia em 7% a 8% dos lares brasileiros. Considerando o IBGE, existem hoje no país cerca de 45 milhões de domicílios, ou seja, algo em torno de 3,6 milhões teriam TVs 4K. 

É pouco, mas sem dúvida um bom começo em tempos de crise.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Eu tambem aproveitei a Copa e troquei minha TV antiga por uma Panasonic novinha. Nao fosse a greve dos caminhoneiros talvez as vendas fossem maiores.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

4 semanas ago