Categories: Uncategorized

A conta dos sem-TV paga

A cada mês, os números ajudam a pintar um quadro mais complicado. O último relatório da Anatel sobre o mercado de TV paga revela que as operadoras perderam (ou abriram mão de, por inadimplência) 418.241 assinantes no período Nov-17 a Out-18. Somente em outubro último, mais de 102 mil assinaturas foram canceladas. Somente uma operadora (Oi) pode dizer hoje que está conseguindo manter seus clientes: aumentou sua carteira em 123.575 nomes em 12 meses (incríveis 8,38% de crescimento).

Os dados completos podem ser conferidos no site da consultoria Teleco, bem mais fáceis de consultar que os da própria Anatel; aliás, é incrível como uma Agência responsável pelo setor de telecomunicações não consegue se comunicar de modo eficiente com seu público. Mas essa é outra história. O ponto aqui é que o mercado de TV paga precisa se reciclar para estancar essa drenagem de usuários que já dura quatro anos. 

Antes que alguém repita pela enésima vez que a solução é baixar os preços das assinaturas, vale a pena tentar enxergar a floresta toda, e não apenas algumas árvores. Um estudo da consultoria especializada Dataxis, divulgado na semana passada, mostra que o Brasil tem hoje a maior oferta de serviços SVoD (vídeo sob demanda com assinatura) de toda a América Latina. Em junho, eram 29 plataformas disputando a preferência dos consumidores, cujos hábitos, como se sabe, estão mudando. O México tinha então 22 serviços SVoD; a Argentina, 17.

A Dataxis pesquisou o alcance daquelas 29 empresas que oferecem streaming de vídeo no modelo Netflix (assinatura paga). Concluiu que havia em junho 7,1 milhões de contas de brasileiros, o que representa 36,2% a mais que no mês de 2017. A empresa não forneceu detalhes sobre como foi feito esse levantamento; Netflix, por exemplo, não divulga quantos assinantes tem no Brasil. 

A pergunta óbvia é: será que esses cerca de 2 milhões de usuários que passaram a adotar SVoD tinham antes assinatura de uma operadora? A maioria dos especialistas com quem conversei nos últimos meses acha que não. É um outro perfil de consumidor, de menor renda e que nem chegou a ser assinante de TV. Para esses experts, o que está pesando mesmo é a crise econômica. O país tinha quase 20 milhões de domicílios recebendo sinal de TV paga em 2014, hoje tem 17,7 milhões.

Conclusão: pode-se colocar também esses 3 milhões de excluídos na conta de d.Dilma.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Além da inadimplência,outra causa não poderia ser o altíssimo e irritante número de comerciais repetitivos nos canais pagos?Constato que o tempo de comerciais nesses canais já é maiso que nos canais abertos.Tenho vontade de cancelar tudo e ficar só com a Netflix.Pago 350 reais por mês da NET para assistir comerciais?Isso porque ainda tenho o HDMAX que me permite gravar os programas e pular as propagandas mas,até isso está me incomodando.Lembro da época das MULTICANAL que assinávamos exatamente para não ter comerciais...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago