Categories: Uncategorized

Nada se cria, tudo se copia…


Quando não se tem o que dizer, ou disposição para estudar e pensar com a própria cabeça, sempre é possível dar um jeitinho. E a tecnologia está aí para ajudar. Foi o que revelou reportagem da Folha de São Paulo no último fim de semana sobre “aplicativos que reescrevem artigos” (este é o link). São softwares que trabalham sobre textos já escritos, trocam algumas palavras por sinônimos e alteram a ordem dos parágrafos, resultando em “novos textos” que o distinto usuário pode assinar e publicar como se fossem de sua autoria.

“Você pode pegar três artigos, que não necessariamente são seus, e jogar dentro do app. Ele altera a sequência dos parágrafos e troca as palavras, o que, no fim, tenta despistar testes de plágio”, denuncia a economista Julia Baranova, que é russa mas reside em Florianópolis, onde cursa mestrado. Foi o que Julia descobriu ao escrever um artigo sobre startups: copiar e colar, literalmente, é hoje muito mais fácil, com a ajuda de apps.

A prática, que também acontece em outros países, causa mais prejuízos na área de pesquisas e nas universidades, onde a publicação de artigos técnicos ou científicos pode render créditos para obtenção de bolsas e conta muito nos currículos. “Inteligência e criatividade agora são terceirizados para um programa de computador”, ironiza um dos entrevistados pela Folha, o historiador Rodrigo Turin, professor da Unirio e cursando pós-doutorado em Paris.

Na imprensa e principalmente na internet, já virou rotina encontrar “artigos” ou “reportagens” produzidas via Ctrl+C-Ctrl+V, e sem os devidos créditos aos autores originais. Nem sempre é fácil identificar o trambique. Mas, em tempos de fake news incentivadas até por governantes, quem se importa?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago