Categories: Uncategorized

Claro ganha a primeira contra os canais

A Claro saiu na frente em sua disputa contra os canais de TV por assinatura que estão oferecendo conteúdos lineares diretamente ao consumidor, via internet, no modelo de assinatura. Nesta quinta-feira, a Anatel aceitou os argumentos da operadora e mandou suspender as ofertas da Fox com seu serviço Fox+. Com isso, o canal agora só pode ser oferecido a quem tenha assinatura com alguma operadora.

Já comentamos o assunto aqui, em janeiro, quando o presidente da Claro, José Félix, deu longa entrevista ao site Teletime criticando a Fox (e também a Turner) por essa prática. Segundo a Anatel, a Turner (Esporte Interativo) não oferece conteúdos ao vivo a seus assinantes, que é o que caracteriza a infração à Lei do SeAC. Já o Fox+ é visto, sim, como uma oferta irregular. A multa, se a determinação for descumprida, é de R$ 100 mil ao dia.

O ponto é que, pela letra da lei, uma programadora (no caso, a Fox) não pode atuar também como operadora, nem vice-versa. Quando oferece assinaturas diretamente ao usuário, o canal compete indevidamente com os demais. E inibe o negócio das operadoras. 

Parece uma interpretação razoável, mas com ela vêm alguns questionamentos. Exemplo: o que fazer com a Globosat, há anos vem oferecendo exatamente o mesmo com os canais Premiere e Combate? O modelo, aliás, é copiado pelo HBO Go. Pelo visto, com o crescimento dos serviços OTT (pela internet), a Lei do SeAC tende a caducar muito rápido. 

Com a nova determinação da Anatel, começa agora um período de dois meses em que haverá uma consulta informal ao mercado, para em agosto ser tomada a decisão final. 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

10 horas ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

2 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

4 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago