Categories: Uncategorized

TVs 4K: comparação lado a lado

Como vem fazendo desde 2004, a Value Electronics, loja localizada numa pequena cidade próxima a Nova York, realizou esta semana o tradicional shootout dos melhores TVs da temporada. Seguindo o padrão do evento (vejam aqui), um juri de experts – entre eles, Joel Silver, da respeitadíssima ISF (Imaging Science Foundation) – analisou quatro modelos 4K de 65″: um Samsung QLED (QN65Q90R), um LG OLED (65C9PUA) e dois Sony também OLED (XBR-65Z9F e XBR-65A9G). Todos foram lançados este ano nos EUA e ainda não chegaram ao mercado brasileiro.

Após horas comparando vários tipos de conteúdo nas quatro telas, chegou-se ao veredito: ganhou o A9G (foto), integrante da nova linha Master Series da Sony, que vimos na CES, em janeiro, embora utilize painel orgânico fornecido pela LG. Por aqui, ainda não tivemos a oportunidade de promover um teste tipo shootout, que é a forma mais justa de comparar produtos como esses – e partindo do princípio de que todos são excelentes. Os relatos dos participantes, aliás, mostra que a vitória se deu por sutilezas provavelmente imperceptíveis para quem não tem olhos treinados.

 

 

Além de ser mais uma prova da superioridade da tecnologia OLED, embora os QLED tenham evoluído muito, o resultado confirma que 4K virou mesmo “a referência”. Cálculos extraoficiais indicam que essa categoria já representa cerca de 40% de todo o mercado de TVs, e crescendo em alta velocidade, inclusive no Brasil apesar da crise. Não é por outro motivo que o assunto está mais uma vez na capa da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL de Junho, com um artigo que responde a grande parte das dúvidas levantadas pelos próprios leitores.

Simultaneamente, está no ar mais uma atualização do “Guia de Compras” que dedicamos, no hometheater.com.br, aos TVs 4K. São mais de 80 modelos oficialmente à venda no país, separados em três blocos: LED convencional, LED de pontos quânticos (QLED) e painel orgânico (OLED). Acompanha um glossário de termos técnicos para ajudar a entender os recursos descritos na tabela comparativa.

Como naquele velho anúncio de cartão de crédito, podemos recomendar a propósito desse Guia: não saia de casa sem ele (caso vá trocar de TV).  

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

2 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago