Como vem fazendo desde 2004, a Value Electronics, loja localizada numa pequena cidade próxima a Nova York, realizou esta semana o tradicional shootout dos melhores TVs da temporada. Seguindo o padrão do evento (vejam aqui), um juri de experts – entre eles, Joel Silver, da respeitadíssima ISF (Imaging Science Foundation) – analisou quatro modelos 4K de 65″: um Samsung QLED (QN65Q90R), um LG OLED (65C9PUA) e dois Sony também OLED (XBR-65Z9F e XBR-65A9G). Todos foram lançados este ano nos EUA e ainda não chegaram ao mercado brasileiro.

Após horas comparando vários tipos de conteúdo nas quatro telas, chegou-se ao veredito: ganhou o A9G (foto), integrante da nova linha Master Series da Sony, que vimos na CES, em janeiro, embora utilize painel orgânico fornecido pela LG. Por aqui, ainda não tivemos a oportunidade de promover um teste tipo shootout, que é a forma mais justa de comparar produtos como esses – e partindo do princípio de que todos são excelentes. Os relatos dos participantes, aliás, mostra que a vitória se deu por sutilezas provavelmente imperceptíveis para quem não tem olhos treinados.

 

 

Além de ser mais uma prova da superioridade da tecnologia OLED, embora os QLED tenham evoluído muito, o resultado confirma que 4K virou mesmo “a referência”. Cálculos extraoficiais indicam que essa categoria já representa cerca de 40% de todo o mercado de TVs, e crescendo em alta velocidade, inclusive no Brasil apesar da crise. Não é por outro motivo que o assunto está mais uma vez na capa da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL de Junho, com um artigo que responde a grande parte das dúvidas levantadas pelos próprios leitores.

Simultaneamente, está no ar mais uma atualização do “Guia de Compras” que dedicamos, no hometheater.com.br, aos TVs 4K. São mais de 80 modelos oficialmente à venda no país, separados em três blocos: LED convencional, LED de pontos quânticos (QLED) e painel orgânico (OLED). Acompanha um glossário de termos técnicos para ajudar a entender os recursos descritos na tabela comparativa.

Como naquele velho anúncio de cartão de crédito, podemos recomendar a propósito desse Guia: não saia de casa sem ele (caso vá trocar de TV).  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *