Categories: Uncategorized

TVs 4K: a dança dos preços

Ninguém mais discute que os TVs 4K em breve estarão dominando o mercado. Não há dados oficiais, mas as estimativas são de que já representam quase 50% das vendas. A demanda por telas maiores e a competição entre as marcas, puxada por uma insana guerra de preços entre os varejistas, são os principais vetores. Mas a velocidade com que o 4K vai ocupando os espaços é um fenômeno que ainda precisa ser melhor estudado. Os primeiros, caríssimos, chegaram no final de 2014, ou seja, menos de cinco anos para se tornar a categoria dominante. Vale lembrar que a passagem do SD para o HD levou quase nove anos.

Outro ponto que chama a atenção é a variação dos preços dos TVs 4K, obra das centenas de lojas online que infestam o mercado. Pode-se argumentar que isso beneficia o consumidor, com a criação de mais pontos de venda. Mas, além de causar confusão, a dança maluca de ofertas e promoções traz consigo alguns riscos. Quem quiser evitar dores de cabeça deve redobrar os cuidados na hora de fechar uma compra.

O assunto será destaque na edição de agosto da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, mas vale a pena mencionar alguns dados levantados por nossa equipe. Para atualizar o Guia de Compras dos TVs 4K, serviço exclusivo no site da revista, pesquisamos regularmente os produtos lançados pelos principais fabricantes e seus preços sugeridos. Para completar, utilizamos mecanismos de busca que ajudam a identificar os preços que estão sendo praticados na realidade. E aí aparecem coisas interessantíssimas.

Um mesmo modelo (Sony 905F, de 55″) pode custar algo como R$ 3.790 numa loja virtual e R$ 7.120 em outra – diferença de incríveis 87%; encontramos um LG de 70″ (mod. UK6540) por R$ 4.079 num site e por R$ 7.499 em outro (83% a mais). E por aí vai.

Alguém pode achar estranho um TV de 70″ por apenas R$ 4 mil, e é mesmo. Em vez de fechar logo o negócio “para aproveitar”, muita calma nessa hora. O mercado está cheio de histórias de produtos que não são entregues, ou que chegam avariados. Sem falar no velho “la garantia soy yó” – frase que tempos atrás um amigo transformou em “a garantia sujô”. 

AddThis Website Tools
Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Ja teve TV de 75 " por R$5300 e foi no Magazine Luiza, que nao é uma loja qualquer. Precisa pesquisar o preço la fora. TV de 70"ta U$800, preço final para consumidor.

  • Já recebi diversos e mails do Magazine Luiza e da Americanas com ofertas mirabolantes, todos falsos, sempre vou direto ao site, clicar nos links é fria.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Streaming: plataformas se unem contra tributação

Lembram-se de quando comentávamos sobre cotas na TV paga? Parece que faz tanto tempo... (cliquem…

18 horas ago

Tarifas já afetam custos da automação nos EUA

      Duas semanas após o anúncio das novas tarifas pelo governo americano, a…

2 dias ago

TVs: as promessas para 2025

Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…

1 semana ago

Trump, tarifas e tecnologias (3)

No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…

1 semana ago

Trump, tarifas e tecnologias (2)

    Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…

2 semanas ago

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

2 semanas ago