Categories: Uncategorized

Roku, rival do Netflix, a caminho do Brasil

Notícia divulgada no fim de semana pelo Variety, “bíblia” do entretenimento em Hollywood, anuncia os planos do Roku para investir fora dos EUA – e o Brasil é sua principal prioridade. Para quem não conhece, o serviço foi lançado oficialmente em 2008, um ano antes do Netflix, só que, ao contrário deste, já com corpo e alma de internet. Cresceu muito desde então, oferecendo streaming de parceiros de peso como Sony Pictures, Warner, Paramount e MGM. 

O modelo de serviço é diferente do Netflix, e mais parecido com Google Chromecast e Apple TV. Você adquire uma caixinha, que se conecta ao modem de banda larga, paga uma mensalidade de valor baixo e ganha acesso a milhares de conteúdos. Recentemente, uma empresa brasileira de nome GuigoTV anunciou serviço semelhante, mas por não ter tradição no mercado certamente terá mais dificuldade de emplacar.

Segundo o Variety (vejam aqui, em inglês), a Roku começou a publicar anúncios em sites de recrutamento visando contratar executivos no Brasil. O texto dos anúncios, em inglês, inclui trechos como este: “Queremos contratar pessoas para criar os conteúdos mais interessantes e atraentes para consumidores Roku no Brasil – um crescente e vibrante mercado de OTT”. A missão desses profissionais seria negociar diretamente com emissoras brasileiras e provedores de vídeo online, de modo que “uma família em São Paulo ou Rio possa curtir a melhor e mais ampla seleção de conteúdos para suas noites de sexta-feira”.

Oficialmente, porém, a empresa diz que “ainda estuda” investir no mercado brasileiro.

Detalhe: além dos receptores (como o da foto acima), a Roku comercializa em alguns países também TVs que dão acesso a seus conteúdos. Na última CES, em janeiro, a TCL foi uma das fabricantes que exibiu uma linha de TVs que já traz o serviço embutido.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

19 horas ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

6 dias ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

3 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

1 mês ago