Categories: Uncategorized

Amazon + Disney, uma aliança e tanto

Ainda ecoam no mercado brasileiro os efeitos do lançamento, no início de setembro, do Amazon Prime. Naquele dia (10/09), caíram na Bolsa as cotações das principais redes varejistas brasileiras: os investidores interpretaram que aquilo era um golpe violento nas perspectivas desses grupos, com base no raciocínio “quem pode segurar a Amazon?”. Nesta quarta (02/10), a notícia de um acordo entre Amazon e Disney deve ter causado arrepios em muito mais gente.

Como se sabe, o segmento de video streaming vive um momento de tensão em todo o mundo, com a chegada de dois “cachorros grandes”, Apple e Disney. Ambas buscam roubar mercado da Netflix, mas sua ação pode ter efeitos danosos também para os demais serviços de filmes online. Inclusive a própria Amazon. Seu acordo com a Disney é mais um movimento nessa corrida.

Pelo que foi divulgado, o Amazon Prime – lançado no Brasil por um preço mensal inferior ao da Netflix (R$ 9,90) – passa a oferecer diversos títulos da Disney, em caráter de exclusividade. Detalhe: no dia 12/11, estreia o Disney+, como relatamos aqui, mas que só estará disponível para os brasileiros no final de 2020, ou talvez 2021. Ou seja, até lá o Amazon Prime vai poder crescer por aqui com ajuda dos super heróis aliados ao Mickey.

É mais um lance na estratégia agressiva da Amazon no Brasil. O Prime não é apenas uma ameaça ao Netflix. Na compra de qualquer item, o usuário “ganha” acesso ilimitado aos filmes da plataforma, além de títulos variados em música, jogos, livros e revistas. Quem assina apenas o Prime Video paga R$ 14 por um catálogo que, se não é igual ao do concorrente (tem muito menos séries e filmes), deve crescer daqui para frente. 

E há a enorme quantidade de itens físicos que a Amazon oferece, prometendo entrega mais rápida e até frete gratuito. Competir, quem há de?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago