Categories: Uncategorized

MicroLED: TVs ao infinito e além

Escolha: 75, 88 ou 93 polegadas? Achou pouco? Pode encomendar um de 110″. Ou quem sabe 150″? Quando se fala em MicroLED, parâmetros como tamanho de tela – hoje o principal fator de decisão na compra – se tornam bem relativos. O maior TV da CES 2020 nem pode ser chamado de TV, é um mastodonte de 292″ (foto), obra da Samsung que está provocando filas no pavilhão central do Las Vegas Convention Center.

No ano passado, já tínhamos visto um exemplar de 219″ que – se imaginava – tão cedo não seria superado (vejam aqui o vídeo). Mas a coisa parece não ter limites. O fundamento da tecnologia MicroLED é que os painéis são compostos de módulos, e a quantidade destes pode ser adaptada ao espaço disponível. É o que a Samsung chama comercialmente The Wall (“a parede”). Recentemente, o site CE Pro mostrou uma residência em Los Angeles onde foi montado o primeiro home theater com uma tela desse tipo, de 146″ (vejam). Imaginem o que será uma com o dobro do tamanho!

Num TV MicroLED, a tela não tem bordas e o usuário pode encomendar combinações variadas de formatos – mais horizontal, vertical ou até recortada. Os módulos contêm maior quantidade de leds para ampliar os picos de brilho, que podem chegar a 5.000 nits – dez vezes mais que um TV top de linha atual. E, como os minúsculos leds são emissivos, ou seja, emitem a própria luz, é possível obter muito mais nuances de cores e contraste.

Em tempo: a Sony também produz esse tipo de painel, chamado Crystal LED, que mostramos neste outro vídeo, mas por enquanto somente para aplicações comerciais. Quanto ao MicroLED, a Samsung ainda não divulgou preços nem datas de lançamento.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Que legal!Previ isso 20 anos atrás,que num futuro próximo poderíamos ter a tv num painel de parede do tamanho que quiséssemos...está chegando a hora...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

2 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago