Categories: Uncategorized

Integradores e Encanadores, uni-vos!

Num primeiro momento, nenhum integrador de sistemas de áudio, vídeo e automação irá gostar de ver seu trabalho equiparado ao de um eletricista, quanto mais ao de um encanador. Pois é exatamente o que propõem alguns profissionais americanos de automação residencial, com base na grande variedade de soluções “smart” para controle do consumo de água e a detecção de vazamentos.

Na CEDIA Expo, em setembro, e agora na CES de Las Vegas, apareceram muitas empresas com essa especialidade. Quase todas adotando recursos de Inteligência Artificial, sempre ela, que se revelam valiosos também nas instalações hidráulicas. Como são raros os proprietários que gostam de lidar com vazamentos e infiltrações, eis aí uma nova oportunidade de negócio para os integradores.

O site CE Pro, que citamos aqui frequentemente por ser a “bíblia do integrador”, analisou a tendência em artigo recente. Estão em alta os projetos sustentáveis, que incluam itens como reaproveitamento da água de chuva e aumento da área não concretada das casas, ou seja, com mais gramados e plantas, que precisam ser irrigados periodicamente. Passa a ser imperativo prevenir todo tipo de vazamento, que significa desperdício de água. Assim como é importante monitorar a própria qualidade da água que a família consome.

Para tudo isso existem soluções de tecnologia. A fabricante inglesa Hero Labs, por exemplo, lançou o Sonic, este detector de vazamentos que é instalado na tubulação e contém uma válvula para interromper automaticamente o fluxo de água. O aparelhinho é alimentado por 4 baterias de lítio do tipo AA, que duram dois anos, diz a empresa. Mais: consegue analisar a quantidade de água usada em cada aparelho da casa (chuveiro, máquina de lavar, bomba de piscina) e enviar esses dados a uma central – que pode estar a até 300m de distância.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

4 horas ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

2 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago