Categories: Uncategorized

Uma virada total na LG

Koo Kwang-mo assumiu em junho último o cargo de chairman da LG Corp com a missão de mudar os rumos do grupo. Será uma “mudança de DNA”, como escreveu o site especializado ZDNet, citando fontes internas da empresa. Assim que assumiu, Koo nomeou Brian Kwon, executivo com larga experiência nos EUA e fama de gestor radical, para CEO. Sua tarefa é transformar a LG, de uma empresa 100% focada em tecnologia e hardware, numa voltada mais a software e Inteligência Artificial.

Foi criado também o cargo de CSO (Chief Strategy Officer) para William Cho, outro tarimbado executivo “made in USA”, encarregado de melhorar a colaboração entre as diversas unidades do LG Corp. O chairman Koo quer implantar um estilo gerencial mais americano, com mais agilidade na tomada de decisões (inclusive cortes de pessoal), marketing mais agressivo, reestruturação de setores que dão prejuízo e até ações judiciais contra concorrentes acusados de espionagem industrial.

Para a divisão de displays, o desafio agora será reverter as perdas dos últimos anos no segmento LCD e fazer decolar o segmento OLED, cujos resultados não vêm sendo satisfatórios. No caso do LCD, a informação extraoficial é de que se planeja uma redução de nada menos que 50% na produção a partir deste ano. 

Durante a CES de Las Vegas, o recém-nomeado CEO da LG Display, Jeong Ho-young, chegou a admitir para jornalistas que a empresa tem enfrentado “múltiplas dificuldades”; o prejuízo esperado para o balanço de 2019 é próximo de US$ 1 bilhão, pior resultado do grupo na década. Uma grande fábrica de painéis OLED na China, que deveria estar a pleno vapor, apresentou problemas técnicos e forçou o adiamento de uma série de planos, admitiu Jeong. 

Apesar de tudo, ele se diz otimista pelo fato da LG continuar sendo a maior fornecedora de painéis OLED do planeta. Um estudo recente da consultoria IHS Markit revelou que esse tipo de TV será responsável por mais da metade (53%) do segmento premium (telas grandes) em 2021.

Na CES, a LG demonstrou os primeiros TVs OLED 8K, em tamanhos de 88 e 77 polegadas, este com preço estimado de US$ 5.500, a ser lançado nos EUA em fevereiro (vejam aqui os detalhes). Além disso, até os chineses estão comprando painéis OLED da LG. A aposta vai continuar. 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Vejo,aqui no Brasil,a LG acanhada com seus tvs OLED no fundo das lojas enquanto os QLED da Samsung em local de destaque e com vendedores ávidos por vende-los...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago