Categories: Uncategorized

Tecnologia é útil também contra a corrupção

Não sei se irá funcionar, mas parece excelente ideia o lançamento da plataforma digital Compliance Station, que se propõe a auxiliar empresas a criar e administrar seus programas de respeito à ética. Nem todo mundo dá a devida importância a essas coisas, infelizmente. Mas no mundo atual, e cada vez mais, tendem a se sair melhor as empresas que cuidam bem da sua imagem adotando práticas modernas de compliance, respeitando às leis e à concorrência e atendendo de forma transparente seus clientes, fornecedores e funcionários. 

Segundo o grupo Compliance Total, criador da plataforma, esta oferece uma série de ferramentas a empresas de qualquer tamanho que queiram, por exemplo, implantar o chamado Mecanismo de Integridade. É uma espécie de “código de ética” que costuma incluir documentação das atividades, referências sobre fornecedores e parceiros, canal para denúncias etc. Ali, é possível especificar que um fornecedor será cortado caso adote práticas de trabalho escravo, agressão à natureza ou se envolva em esquema de corrupção.

Se você é empresário, convém se informar a respeito. Os idealizadores da Compliance Station lembram que essas normas atendem a certificações oficiais, como ISO 37.001 e DSC 10.000) e à chamada Lei Anticorrupção (12.846/2013), que prevê punições pesadas às empresas infratoras. Mais detalhes, neste link.

Acrescento aqui que, em agosto, entra em vigor no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), já adotada em vários países, que trata da privacidade e da transparência no uso de informações pessoais dos clientes (vejam aqui). É bom não vacilar.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

2 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago