Categories: Uncategorized

Sky e Turner devem crescer com AT&T

O Brasil fechou 2019 com cerca de 3 milhões de domicílios a menos nas contas das operadoras de TV por assinatura, na comparação com 2016, e o segmento de DTH (TV via satélite) foi o que mais perdeu clientes. Sky e Claro, as duas maiores, estão sob forte pressão, especialmente a primeira, tendo que rever seus modelos de oferta.

Para a Sky, uma boa notícia é que finalmente foi aprovada no Brasil a compra da Time Warner pela AT&T. O negócio irá afetar o mercado de duas formas: ganha fôlego a operação da Turner, que está lançando a CNN aqui, e passa a ser inevitável uma mudança na famosa “Lei do Cabo”, aquela que instituiu as cotas para conteúdos nacionais na TV paga e que proíbe uma operadora de ser também produtora de conteúdo (a chamada “propriedade cruzada”).

A mudança da legislação já começa a agitar o Congresso, como mostra esta reportagem do site Tela Viva. Já a questão da Turner deve mexer com o mercado de canais pagos e distribuição de conteúdos em vídeo. Para quem não está familiarizado: a Time Warner é proprietária da Turner, à qual pertencem os canais TNT, Space, Cartoon, Esporte Interativo e CNN. Além disso, detém o controle da HBO e do Warner Channel, além da Warner Bros. (cinema). Tudo isso agora fica sob o guarda-chuva WarnerMedia, que substitui o velho TW (Time Warner). 

Com a compra pela AT&T, todas essas marcas passam agora a ser administradas pela operadora americana, que também é dona da Sky. Para impulsionar seu negócio de TV paga, a AT&T pode priorizar aqueles canais nos pacotes da Sky. E até criar um “SkyPlay”, ou seja, um serviço de streaming similar ao GloboPlay, com vasta oferta de conteúdos. 

Não foi por acaso que a AT&T lançou na semana passada, nos EUA, o serviço AT&T TV, com conversor próprio que começa a ser entregue nos próximo dia 27 aos assinantes. Essa é a tendência para quem produz tanto conteúdo, no mundo inteiro. 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago