Categories: Uncategorized

LG quer crescer com TVs OLED

 

 

 

Na edição de abril da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, a LG publica um encarte especial sobre a tecnologia OLED, uma espécie de bandeira da marca desde 2013. Lembro de quando fizemos o primeiro teste de um TV desse tipo, no final daquele ano, quando ainda havia a disputa entre plasma e LCD. De certa forma, repete-se hoje o dilema de então: todo mundo achava o plasma melhor, mas foi o LCD que acabou ganhando a preferência dos consumidores. OLED seria, por esse raciocínio, o plasma deste final de década.

Mas tudo indica que a LG, maior fabricante mundial de painéis orgânicos (e crescendo…), pretende reverter essa tendência. A crise da COVID-19 atrasou os planos, mas o grupo continua apostando que sua nova fábrica, inaugurada na China no final do ano passado, dará novo impulso à tecnologia. Segundo o site OLED-Info, foi um investimento de US$ 4,2 bilhões nessa fábrica, localizada em Guangzhou, que terá capacidade para produzir 5 milhões de TVs este ano, aumentando para 7,5 milhões em 2021.

Mesmo com as vendas prejudicadas pela pandemia, nos EUA a LG anunciou que começa a distribuir em maio sua nova linha de TVs OLED exibida na CES, em janeiro (vejam aqui). Destaque para as séries Gallery, com moldura de quadro similar às The Frame, da Samsung; ZX “Real 8K”, de 88″, nova top da marca; WX “Wallpaper”, de 65″, que pode ser virtualmente “colada” na parede; e CX, que terá opções de 77″ e 48″, esta a menor e mais barata TV OLED do mercado (US$ 1.500 nos EUA).

No Brasil, a empresa ainda não definiu quais modelos serão lançados. No final de 2019, chegou às lojas o modelo C9, de 77″ (já havia sido lançado em 55″ e 65″), com os assistentes Google e Alexa já instalados. Outra novidade é o modelo E9 (foto acima), de 65″, cujo teste será publicado na HOME THEATER & CASA DIGITAL de maio.  

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

4 semanas ago