Categories: Uncategorized

TV paga cresce na quarentena. Só que não.

O super bem informado colunista Flavio Ricco, do UOL, revelou que as programadoras de TV paga decidiram encerrar no próximo dia 10 de maio o período de liberação de canais para não-assinantes. Essa foi uma forma que as empresas utilizaram para “colaborar” com o esforço de combate à pandemia, oferecendo mais opções de lazer para as pessoas ficarem em casa – pena que, pelas estatísticas, boa parte dos cidadãos não se sentiram seduzidos e saíram às ruas, desrespeitando as normas de segurança.

Na verdade, o setor de TV por assinatura não está mesmo em condições de fazer caridade. E já faz tempo. As estatísticas da consultoria Teleco, sempre baseadas em informações da Anatel e das operadoras e programadoras, revelam que, nos 12 meses encerrados em fevereiro, o mercado como um todo perdeu 1,9 milhão de assinaturas; desde 2015, a queda foi de quase 5 milhões. Com a quarentena, muito mais gente passou a assistir aos canais pagos porque o acesso foi franqueado. Mas, e aí é que mora o grande problema, cresceu também a oferta de canais piratas.

Mais do que a queda nas vendas, essa é hoje a grande dor de cabeça para o setor, que se vê impotente para concorrer com um inimigo desse porte. Os dados mais recentes indicam que de 4,5 a 5 milhões de famílias são atendidas hoje por equipamentos ilegais, alguns dos quais podem ser comprados até mesmo em grandes lojas virtuais do varejo tradicional. Com a queda de renda inevitável por causa da pandemia, é provável que esse número esteja aumentando.

Outro jornalista muito bem informado, Samuel Possebon, do site Tela Viva, mostra que em março mais 89 mil assinantes saíram do mercado – isso, apesar de haver muito mais gente em casa, quebrando recordes históricos de audiência em TV. Com sua massiva cobertura da pandemia, o canal Globo News – que havia sido o 7o em 2019 – saltou para a liderança em março, deixando para trás Viva e Cartoon. Só que isso não se converteu em mais assinaturas pagas, até porque o sinal estava liberado.

O grande teste será a partir do dia 10, quando somente assinantes poderão sintonizar determinados canais. Sim, a TV paga enfrenta ainda a concorrência de Netflix e similares. Sobre isso falaremos nos próximos dias.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago