Categories: Uncategorized

Tecnologia para o mercado de imóveis

Pode soar estranho num momento em que a maior parte das pessoas está confinada em casa, mas o segmento imobiliário parece a todo vapor, preparando-se para quando voltarmos à “normalidade”. Reportagem recente do site Meio&Mensagem ouviu diversos executivos do setor para constatar que 1) eles estão otimistas apesar de tudo; e 2) a tecnologia irá desempenhar papel significativo na retomada.

Aliás, vários papéis. Ao mesmo tempo em que são introduzidas novas técnicas de arquitetura e construção, os recursos digitais alteram até a forma de vender imóveis. Um fenômeno desse mercado é o crescimento de startups como QuintoAndar e Loft, que atraem investidores com a proposta de simplificar os procedimentos de compra e venda de casas, apartamentos e imóveis comerciais. Habitissimo é o nome de uma plataforma de serviços domésticos, bancada por um grupo espanhol, uma espécie de Uber dos prestadores de serviço. 

Nesse novo cenário, passam a ser comuns os projetos sustentáveis, plataformas de busca com imagens em 3D e Realidade Aumentada, casas modulares exibidas em impressão 3D, a entrega do imóvel já com rede Wi-Fi, Bluetooth e tomadas USB, portarias com reconhecimento facial e infraestrutura pronta para automação. Segundo a Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial), existem hoje cerca de 300 mil residências com algum recurso automatizado – o que ainda pouco se considerarmos que são aproximadamente 60 milhões de domicílios no país. Ou seja, há muito espaço para crescer.

Incorporadoras como Gafisa, Coelho da Fonseca e Tegra, que atendem o segmento de alto padrão, estão de olho nesse potencial, diz a reportagem. Já há casos em que o cliente, ao comprar o imóvel, pode escolher entre várias soluções de automação personalizada, que será implantada durante a construção. 

Para quem atua no segmento de tecnologia, vale a pena acompanhar mais de perto essas mudanças. Construtoras, incorporadoras, arquitetos e, claro, seus clientes vão todos precisar de uma boa assessoria em áudio, vídeo e automação. Este é o link para a reportagem.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

7 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago