Estudo realizado recentemente pela consultoria francesa Ipsos, sob encomenda da Epos, fabricante dinamarquesa de sistemas de áudio para uso corporativo, revelou que 95% dos funcionários – numa amostra de 2.500 entrevistados – se queixa de problemas de áudio na comunicação com colegas, clientes e fornecedores, o que acaba prejudicando a concentração e a produtividade.
O estudo é tão detalhado que chegou até a calcular quanto tempo cada pessoa perde devido a esses problemas: 30 minutos por semana. Parece pouco, mas na soma de um ano inteiro isso equivale a três dias de trabalho perdidos por um profissional full-time. Multiplique isso pelo número de trabalhadores numa empresa e é possível estimar o prejuízo total, dependendo da média salarial. Acrescente os níveis de stress causado pelas interrupções e, para completar, o fato de que hoje mais da metade da força de trabalho corporativa mundial está sendo forçada à comunicação remota.
Com a pandemia, vêm aumentando as vendas de computadores, fones de ouvido e caixas acústicas multimídia, assim como o consumo de aplicativos de colaboração, como Zoom, Google Meet, Microsoft Teams e Skype for Business. A mesma pesquisa revelou que 93% dos entrevistados planejam fazer exatamente isso nos próximos meses: investir em sistemas de comunicação melhores, especialmente em áudio. Mas pode não ser suficiente.
Nada menos que 75% dos 2.500 que responderam a pesquisa trabalham em empresas com mais de 200 funcionários. E reclamam muito também do ruído ambiente e das interrupções causadas por colegas. Mas, o que dizer de quem trabalha sozinho em casa? Como criar um ambiente “profissional” em meio aos familiares, cachorro, vizinhos? E que efeito tem isso sobre quem está do outro lado da linha? Seu cliente continuará comprando se o cachorro insistir em ficar latindo bem na hora da reunião? Daqueles 2.500, 23% disseram que provavelmente não.
Pois é, são dilemas do mundo corporativo diante da pandemia. Como esta não tem prazo para acabar, convém rever nossos conceitos sobre privacidade, comunicabilidade, eficiência e profissionalismo. Afinal, os negócios não podem parar.
Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…
A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…
Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…
Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…
Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…
Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…