Categories: Uncategorized

TV para PlayStation. Ou quase isso…

Num evento online na semana passada, a Sony anunciou ao mundo dois novos modelos de TVs Bravia, com painel LED-LCD, “prontos para o PlayStation 5”. O console está previsto para sair somente no fim de ano, mas a empresa achou que seria oportuno vincular as duas coisas, dando a entender – mas sem deixar claro – que somente os dois TVs (X900H 4K 55″ e Z8H 8K 75″) seriam compatíveis com o PS5. 

Se fosse verdade, seria uma grande jogada de marketing. Os dois TVs já estão à venda no mercado internacional, com recursos similares aos da concorrência, mas o diferencial lhes daria um excelente trunfo. Vários sites especializados compraram a ideia, realçando as qualidades dos novos TVs na reprodução de games: baixa latência, resposta mais rápida aos comandos e microfalantes montados de forma a dar a sensação de que o som vem da tela.

Um site especializado em games (polygon.com), no entanto, quis saber mais detalhes que, estranhamente, os porta-vozes da Sony não souberam responder. Por exemplo, o modelo 4K não tem entrada HDMI 2.1, fundamental para reproduzir a nova geração de games PS5; nem mesmo possui frequência de 120Hz, outro requisito básico; esses recursos são prometidos para uma futura atualização de firmware, que a Sony não soube informar se virá antes do lançamento do console.

Outra informação estranha é que o Z8H (foto acima) é compatível com sinal 8K60Hz, mas não traz as funções VRR (Variable Refresh Rate) e ALLM (Automatic Low-Latency Mode), igualmente obrigatórias para acompanhar toda a riqueza de detalhes dos novos jogos. O polygon.com representa uma ampla comunidade de gamers que, como no mundo todo, são extremamente exigentes com esse tipo de detalhe. Pelo que diz o redator, eles preferem esperar para ver.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago