Categories: Uncategorized

Mercado AV e os efeitos da pandemia

Saiu o primeiro estudo abrangente sobre os impactos da COVID-19 no mercado mundial de áudio e vídeo. É o Relatório IOTA (Industry Outlook and Trends Analysis), da AVIXA, com dados do primeiro semestre nas três Américas. O foco é o segmento Pro AV, que compreende a venda de equipamentos e serviços para empresas, em ramos como Educação, Eventos, Hotelaria, Edifícios e projetos corporativos. A queda este ano será de 8% no continente, de 93 para 86 bilhões de dólares, alinhada com os 7,7% estimados para o mercado mundial.

A boa notícia é que haverá uma forte retomada a partir de 2021, chegando a 108 bi em 2025. A principal razão de otimismo é que determinados itens – servidores de mídia, sinalização digital, segurança, conferências e sistemas de colaboração – já ganharam impacto mesmo durante a pandemia. Com mais empresas adotando o home office, em alguns casos de forma permanente a partir de agora, esses produtos já estão sendo mais demandados.

Claro, são números otimistas, levando em conta que 87% das vendas nas Américas se concentram na do Norte. Lá, como se sabe, a queda dos negócios vem se dando em níveis menos drásticos do que por aqui. Mas, no período 20-25, as previsões são animadoras também para a América do Sul, com crescimento médio anual de 5,6% – até maior que no Norte (4,5%). 

Outro sinal interessante revelado na pesquisa: com menos gente viajando de avião e trafegando pelas ruas e estradas, caiu bastante o consumo de petróleo e aumentou a demanda por sistemas à base de energia limpa e smart. Tende a se expandir a procura por soluções de smart grid (controle inteligente do consumo, tanto nas empresas quanto nas residências) e smart city (governos e prefeituras procurando otimizar suas gestões e, assim, reduzir custos). Nessa linha, um dos produtos que mais devem crescer em vendas são os displays de LED – previsão: 25,6% nos próximos cinco anos.

Para quem quiser ver o relatório IOTA na íntegra, este é o link

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago