Categories: Uncategorized

Vendas de TVs não caem, apesar da crise

 

 

Pesquisa divulgada esta semana pela consultoria internacional Dataxis informa que as TVs Smart já representam 41,4% do total de TVs vendidas na América Latina. Até o final do ano, devem ser 111 milhões delas instaladas nas residências do continente (vejam um resumo aqui). O estudo não revela os dados por país, mas é possível supor que pelo menos 30% delas estejam em território brasileiro.

Cruzando essa estatística com a da Eletros, que acompanha a produção e venda de TVs no país, vê-se que desde 2016, quando as Smart TVs começaram a se popularizar, já foram vendidos mais de 50 milhões de TVs no Brasil; dessas, seguramente metade foi de modelos Smart, categoria já totalmente assimilada pelo consumidor brasileiro. 

É interessante observar que a crise dos últimos anos não abalou o mercado de TVs. Após uma queda violenta em 2015/2016, as vendas reagiram e, em 2018, voltaram aos patamares pré-2015, atingindo 12 milhões de unidades e subindo em 2019 para 12,775 milhões. Este ano é atípico: de janeiro a junho, as vendas somaram 5,657 milhões, contra 6,423 milhões em 2019 (queda de 13%). 

E uma curiosidade: esses números referem-se a TVs LCD, incluindo as categorias QLED e NanoCell. Os modelos OLED representam uma ínfima parte disso: apenas 7.162 unidades vendidas no primeiro semestre.

AddThis Website Tools
Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Streaming: plataformas se unem contra tributação

Lembram-se de quando comentávamos sobre cotas na TV paga? Parece que faz tanto tempo... (cliquem…

2 dias ago

Tarifas já afetam custos da automação nos EUA

      Duas semanas após o anúncio das novas tarifas pelo governo americano, a…

3 dias ago

TVs: as promessas para 2025

Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…

1 semana ago

Trump, tarifas e tecnologias (3)

No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…

2 semanas ago

Trump, tarifas e tecnologias (2)

    Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…

2 semanas ago

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

2 semanas ago