Categories: Uncategorized

COVID acelera o mercado de games

Entre os diversos efeitos da pandemia sobre a economia mundial, um que merece destaque é o aumento da demanda por videogames. O setor havia sofrido retração em 2019 devido à expectativa pelo lançamento da nova geração de consoles, que acabou não acontecendo. Com as pessoas confinadas em casa, grande parte do usuários não deve ter resistido à tentação. E mesmo sem os novos Xbox (foto) e PlayStation, que saem este mês em vários países (inclusive Brasil), cresceu expressivamente o consumo de jogos.

Os dados são da consultoria americana ABI Research: as vendas até o final do ano ficarão na casa de 40 milhões de unidades em todo o mundo, um crescimento de 6% sobre o ano passado, o que é considerado excelente tendo em vista a queda no consumo por causa da COVID. O número de encomendas dos novos consoles faz prever que, em muitos países, Black Friday e Natal registrarão recordes no segmento. 

A ABI lembra em seu relatório que o aumento estava previsto já para o primeiro trimestre, quando em fevereiro os fornecedores chineses de componentes interromperam a produção. Na sequência, quebrou-se a cadeia de distribuição e os fabricantes ficaram várias semanas sem despachar produtos a seus distribuidores e revendas. Os dois consoles deveriam ter sido lançados entre maio e junho, mas foram adiados. 

O XBox Series X já está à venda em algumas lojas online, enquanto o PS5 chega no dia 19. Ambos são compatíveis com jogos em resolução 4K, que devem se tornar mais comuns a partir de agora. O console da Microsoft tem a vantagem do áudio em Dolby Digital 5.1 e TrueHD, permitindo processamento em Dolby Atmos caso seja ligado a um receiver ou soundbar dessa categoria.

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago