Categories: Uncategorized

A máscara dos games. E da vida!!!


Nunca antes um produto tecnológico foi tão oportuno. Entre as centenas de gadgets apresentados na edição virtual da CES 2021, encerrada ontem, destaque disparado – pelo momento que o mundo vive – para o Project Hazel, da Razer. Essa empresa especialista em acessórios para games teve a grande sacada de desenvolver, no ano passado, uma máscara para jogadores.

A ideia era que, com a COVID e a necessidade do uso de máscaras, os games que gostam de jogar em grupo sofreriam uma limitação: como falar e interagir durante as ações dos jogos, que às vezes seguem por horas a fio? A máscara, exibida ainda como protótipo (vejam neste vídeo), possui estrutura elastano transparente para abrigar microfones sem cobrir o rosto, de modo a otimizar a comunicação entre os jogadores. E acrescenta recursos de segurança para tempos de pandemia.

 

Por exemplo, há um microventilador regulável, que segundo o fabricante filtra 95% das partículas contidas no ar (os filtros devem ser trocados periodicamente); esse ventilador executa a troca de ar contínua, evitando o acúmulo de CO2 nos dutos da máscara. A estrutura contém leds de luz ultravioleta, que esterilizam a máscara enquanto recarregam as baterias. E o desenho permite ajuste preciso ao formato do rosto, mantendo a boca visível (e iluminada, no escuro) para não prejudicar a inteligibilidade.

A Razer garante ainda altos índices de BFE (Bacterial Filtration Efficiency), índice que mede a resistência à passagem de microorganismos pelos dutos da máscara. Por enquanto, é apenas protótipo. Mas, com a COVID ainda pegando forte no mundo inteiro, não será surpresa se começar a ser produzida e comercializada em tempo recorde.

Só não deve ser tão barata quanto as máscaras que estamos usando. Mas essa é outra história. Este link traz mais detalhes.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

1 dia ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago