Categories: Uncategorized

TV QD-OLED, enfim, sai do papel

Bem antes do que se esperava, a Samsung Display Co. (SDC) começou a enviar os primeiros protótipos de displays QD-OLED a possíveis parceiros e clientes. As coisas parecem estar caminhando bem na fábrica construída na Coreia em 2019, como reportamos aqui, cujo cronograma agora é entregar os primeiros exemplares para uso comercial no final deste ano (antes, o prazo era 2023).

Segundo o site especializado OLED-Info, Sony e Panasonic já fecharam acordo para adquirir os painéis que combinam as vantagens de OLED e QLED, como explicamos neste post de setembro passado. E a própria Samsung Electronics, é claro, maior cliente de sua coirmã, colabora nesta fase do projeto. O curioso é que a mesma Samsung ainda não decidiu se aposta mesmo as fichas nessa tecnologia, que precisa ser testada, ou se deixa o lançamento comercial para 2022, focando agora no aprimoramento do QLED com os painéis Neo QLED, exibidos na CES, em janeiro.

Mesmo para uma gigante, não é fácil desenvolver tantas inovações ao mesmo tempo – há ainda os MicroLED, também já comentados aqui, que se destinam a um nicho premium de mercado. As informações da imprensa asiática indicam que os protótipos QD-OLED liberados até agora são de 55″, 65″, 78″ e 82, além de monitores para games em 27″ e 32″. A explicação é matemática: com um único substrato (painel básico para corte das telas), é possível montar dois displays de 82″ + três de 32″; ou dois de 78″ + seis de 27″.

Com um investimento previsto em US$ 10,85 bilhões, a Samsung planeja aos poucos ir convertendo todas as suas velhas fábricas de painéis LCD (que deixaram de ser produzidos este ano) em avançadas unidades de QD-OLED, com um total de 360 mil substratos por mês. O grupo acredita ser possível produzir displays mais baratos que os OLED atuais da LG, e sem o já famoso “pixel branco” (vejam este vídeo).

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

13 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago