Categories: Uncategorized

Tempos quentes no varejo online

Números astronômicos, mudança de comportamento dos consumidores e, principalmente, a necessidade de não deixar espaços para a concorrência são os fatores que movem as grandes redes de varejo atualmente. Cerca de um ano atrás, comentávamos a postura audaciosa da Magazine Luiza fechando todas suas lojas físicas devido à pandemia (vejam aqui). Pois seu faturamento aumentou incríveis 59,6% em 2020, sendo que as vendas online subiram mais ainda (131%). E, em plena pandemia, o grupo fez cinco aquisições de empresas visando expandir seus negócios.

Os dados estão numa reportagem do UOL publicada hoje, que também cita números do Mercado Livre, outro grande nome do e-commerce. A notícia é que os dois concorrentes estão em litígio junto ao Cade. Luiza comprou a fintech Hub Prepaid, que até recentemente prestava serviços ao Mercado Livre. Este agora quer que o Cade vete a compra porque a fintech tem os dados de 4 milhões de clientes digitais e de cartões pré-pagos ativos, ou seja, tem tudo para levar esses clientes ao seu (dela) novo parceiro (vejam aqui os detalhes).

Qualquer que seja a decisão do Cade, terá impacto sobre o segmento de e-commerce como um todo. Para se ter ideia, somente essa Hub Prepaid movimentou em 2020 algo em torno de R$ 7 bilhões com aqueles clientes, que são uma minúscula parcela do mercado. Este cresceu 41% no ano passado, com vendas de R$ 87,4 bi, impulsionadas naturalmente pela pandemia. E mesmo que a pandemia acabasse amanhã esse crescimento tende a continuar, porque o consumidor brasileiro descobriu as delícias das compras online.

Outras marcas fortes do setor – Amazon, Via Varejo (Casas Bahia+Ponto Frio) e B2W (Americanas+Submarino) – também vêm crescendo. E com certeza estão analisando bem esses movimentos das concorrentes.

Aparentemente, essa competição é benéfica ao consumidor. Só é preciso ver até que ponto o Cade consegue impedir que as cinco gigantes esmaguem os competidores de médio e pequeno porte, transformando o e-commerce brasileiro em mais um cartel. Os órgãos de defesa do consumidor – e na verdade toda a sociedade – precisam ficar de olho.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago