Categories: Uncategorized

Saiu o projetor da Samsung: 130 polegadas

Em evento na manhã de hoje, a Samsung apresentou sua linha de produtos para 2021, com destaque para o The Premiere. Como antecipamos aqui em março, trata-se de um produto revolucionário, que permite projetar imagens de até 130 polegadas com resolução 4K HDR sobre qualquer superfície. Com preço sugerido de R$ 40.000, o The Premiere está começando a ser entregue às lojas (vejam aqui o vídeo que fizemos ao testar o produto em primeira mão).

Projetores de curta distância (no caso, “ultra curta”, até 12cm da parede) são uma incrível solução da indústria para racionalizar o espaço na sala após o surgimento do 4K. A maioria dos projetores desse tipo lançados até agora eram Full-HD, e com esses, como se sabe, é necessária uma boa distância para preservar a nitidez da imagem. A resolução quatro vezes mais alta permite que o usuário fique mais próximo à tela.

Além disso, a iluminação por laser torna muito mais brilhantes as imagens, permitindo assistir até com as janelas abertas, algo inviável nos projetores convencionais. E, como a distância de projeção é curta, toda a luminosidade se concentra na imagem, o que ajuda a manter bons níveis de contraste e saturação de cores.

Durante os testes, pudemos conferir tudo isso tanto usando uma tela de projeção quanto jogando as imagens sobre uma parede de cor clara. O impacto não é o mesmo de uma TV QLED ou OLED, mas também não existem (ainda) TVs de 130 polegadas… E essas polegadas a mais fazem uma boa diferença; a maior TV que testamos recentemente foi uma 85″ QLED da TCL, e no passado (2013) chegamos a testar uma Sharp LED-LCD de 90″.

Digo, o impacto não é o mesmo com a sala iluminada. Mas, apagando totalmente as luzes, temos agora o que chega mais perto do “verdadeiro cinema em casa” – não por acaso o slogan da revista HOME THEATER em seus primeiros anos.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

4 semanas ago