Categories: Uncategorized

TCL anuncia TVs MiniLED. Mas não aqui

Em transmissão internacional para jornalistas nesta quarta-feira, a TCL anunciou seus dois novos lançamentos em TV. Os modelos X925 e X925 Pro (foto) são os primeiros da marca chinesa com backlight MiniLED, semelhante aos já lançados por Samsung (linha Neo QLED) e LG (QNED). Como já comentamos aqui, os fabricantes estão apostando alto nessa tecnologia – que utiliza diodos muito menores na iluminação interna do painel – para expandir os níveis de contraste a ponto de rivalizar com os TVs OLED.

Na verdade, a TCL foi a primeira a exibir TVs com backlight MiniLED, ainda na IFA de 2018, mas demorou a fazer o lançamento comercial. Um dos motivos foi focar no desenvolvimento de uma nova arquitetura interna dos TVs, chamada OD-Zero, que também já comentamos aqui. Basicamente, elimina-se a distância entre o painel principal (LCD) e o backlight, que agora ficam quase colados.

Com isso, consegue-se aproveitar 100% da luz emitida pelo backlight, algo que não acontece nos TVs convencionais. Os ganhos são enormes no detalhamento das imagens claras e, graças a um processador mais eficiente, também nas variações de cinza. Evidentemente, tudo isso terá que ser testado na prática quando os novos TVs estiverem no mercado.

O modelo X925, em 65″ e 75″, com painel QLED e backlight MiniLED, ainda não tem data confirmada de lançamento. Já o X925 Pro, que inclui OD-Zero e resolução 8K, sairá apenas em 85″ antes do fim do ano, na Europa e nos EUA (não há informação sobre o lançamento no Brasil). Os dois modelos serão também os primeiros com a plataforma Google TV, que substitui o sistema operacional Android, e portanto já virão o assistente de voz Google (Alexa também) e acesso mais fácil aos serviços da empresa californiana.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Olá Senhor Orlando Barrozo .
    NOVAMENTE AGRADEÇO A SUA PESSOA PELAS INFORMAÇÕES .
    A sony e depois a Panasonic as duas japonesas já deixaram o mercado Brasileiro . Vejam como são as coisas : a Chinesa TCL agora já não deixa claro se nos oferecerá os televisores acima mencionados . Aos poucos outras marcas já não estão tão animadores quanto ao mercado Brasileiro . Pra quem é como eu e tantos outros apaixonados por imagem e áudio não é uma boa noticia .
    Não importa pra mim se vou ou não um dia adquirir um televisor da marca TCL mas eu torço para que todas as marcas estejam presentes no nosso Brasil e com isso oferecerá também emprego a milhares de Brasileiros e todos sairão ganhando . Gostaria muito um dia de saber que a Sony e Panasonic estejam de volta ao nosso país .
    Sou e sempre fui fã dos televisores da Panasonic me baseando na qualidade de imagem ,simplesmente isso.
    Abraço a todos .

  • Olá, Orlando.
    A realidade no nosso Brasil é algo que causa muita revolta com o que acontece com os diversos segmentos no nosso mercado de valores. A falta de politicas com transparência e atratividade de investimentos neste país deixa a desejar.
    Estamos formando cientistas para exportar, empresa automobilística de mais de 60 anos deixa o Brasil, empresas de eletroeletrônicos fecham as portas, hoje o Brasil é mais pobre que as gerações de 20 e 30 anos atrás, enquanto a Coreia do Sul investiu em educação e obteve retorno na evolução das pessoas e da economia, o nosso Brasil ficou fazendo de contas que ensinavam os nossos alunos. Eu sou a prova vida disso tudo, tive que pagar uma faculdade, mestrado, MBA e fazer vários cursos de inglês, sei que sou privilegiado, por que somos minoria.
    Na Europa e Estados Unidos os políticos estudam administração pública para se dedicar a um cargo público, no nosso Brasil a política é essa falta de compromisso e comprometimento com o nosso Brasil, isso é o reflexo de tudo isso, um pais desacreditado.
    Abraços.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago