Categories: Uncategorized

TV Amazon vem aí: o que esperar?

Era questão de tempo: talvez já em outubro estejam no mercado americano os primeiros TVs com a marca Amazon. A notícia foi dada nesta quinta-feira pelo site Business Insider, especialista nos bastidores da indústria eletrônica, e ainda não confirmada pela empresa. Seriam modelos na faixa entre 55 e 75 polegadas, fabricados por parceiros como a chinesa TCL, e comandados pelo Alexa. O plano é colocá-los em lojas dos EUA no próximo mês, mas pode haver atraso em função de problemas logísticos.

No ano passado, a gigante do e-commerce fez uma experiência lançando TVs com a marca AmazonBasics na Índia (foto acima), produzidos por um parceiro local. Em alguns países, já saíram também TVs de marcas como Toshiba trazendo embutido o software Fire TV, da Amazon. E a empresa já lançou aparelhos como forno de microondas, amplificadores e subwoofers com sua marca, também com acionamento via Alexa.

Uma das fontes ouvidas pelo site, em off, disse que o lançamento de TVs é estratégico para a expansão do assistente Alexa, já que, embora seja um sucesso mundial, essa plataforma ainda é utilizada somente para duas funções básicas – tocar música e perguntar as horas; muito pouco para um software tão avançado e que consumiu milhões em desenvolvimento.

O problema é que, lançando TVs com marca própria, a Amazon se torna automaticamente concorrente de Samsung, LG e as outras grandes marcas mundiais que também vendem através do Amazon.com. Como ficará o relacionamento com tão ilustres parceiros? Talvez nem Jeff Bezos saiba, ele que agora parece mais interessado em chegar à Lua.

De qualquer modo, nunca é demais lembrar que o fato de ser uma potência de vendas não faz da Amazon uma marca infalível. Anos atrás, o Google lançou sua linha de smartphones que foi um fracasso estrondoso (relançou recentemente, mas está longe de fazer frente à concorrência).

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago