Categories: Uncategorized

A estreia da maior tela do mundo: 6.500m2

Quem acompanhou o Super Bowl, final do futebol americano, no último dia 13, deve ter notado: ali no SoFi Stadium de Los Angeles estava o maior e mais criativo display led do mundo. A tela Infinity, da Samsung, é a primeira que consegue dar a todos os espectadores de uma arena a mesma qualidade de visão.

Segundo a Samsung, são inacreditáveis 6.500m2 de tela em formato dual (que exibe imagens dos dois lados), numa estrutura posicionada a 37m de altura do campo, com resolução 4K. Significa aproximadamente 80 milhões de pixels, sendo que naquele dia as imagens foram captadas com câmeras HDR e exibidas no padrão HDR10+, com muito mais detalhes de cores e sombras.

Além das ações do jogo em si e aspectos da torcida, as telas foram programadas para exibir replay dos principais lances, estatísticas e também closes dos jogadores. Foi utilizado um avançado sistema de controle gráfico das telas (além da principal, havia 2.600 displays espalhados pelas dependências do estádio).

A experiência deve ter sido espetacular, pois uma tela desse porte, e com essa resolução, é capaz de virtualmente até ampliar o tamanho da arena. Ainda segundo a Samsung, tudo foi planejado com desenhos arquitetônicos dos espaços e simulação dos ângulos de visão, de forma que nenhuma pessoa presente perdesse detalhes da transmissão.

Também o sistema de áudio mereceu cuidados especiais. Foram usados processadores e amplificadores Harman de última geração, com um total de 260 alto-falantes JBL by Harman dispersando os sons por todos os espaços da arena.

Para quem ficou curioso, este é o vídeo oficial.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

2 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago