Quem acompanhou o Super Bowl, final do futebol americano, no último dia 13, deve ter notado: ali no SoFi Stadium de Los Angeles estava o maior e mais criativo display led do mundo. A tela Infinity, da Samsung, é a primeira que consegue dar a todos os espectadores de uma arena a mesma qualidade de visão.

Segundo a Samsung, são inacreditáveis 6.500m2 de tela em formato dual (que exibe imagens dos dois lados), numa estrutura posicionada a 37m de altura do campo, com resolução 4K. Significa aproximadamente 80 milhões de pixels, sendo que naquele dia as imagens foram captadas com câmeras HDR e exibidas no padrão HDR10+, com muito mais detalhes de cores e sombras.

Além das ações do jogo em si e aspectos da torcida, as telas foram programadas para exibir replay dos principais lances, estatísticas e também closes dos jogadores. Foi utilizado um avançado sistema de controle gráfico das telas (além da principal, havia 2.600 displays espalhados pelas dependências do estádio).

A experiência deve ter sido espetacular, pois uma tela desse porte, e com essa resolução, é capaz de virtualmente até ampliar o tamanho da arena. Ainda segundo a Samsung, tudo foi planejado com desenhos arquitetônicos dos espaços e simulação dos ângulos de visão, de forma que nenhuma pessoa presente perdesse detalhes da transmissão.

Também o sistema de áudio mereceu cuidados especiais. Foram usados processadores e amplificadores Harman de última geração, com um total de 260 alto-falantes JBL by Harman dispersando os sons por todos os espaços da arena.

Para quem ficou curioso, este é o vídeo oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *