Categories: Uncategorized

HBO e Star+ crescem no Brasil

 

 

Ainda falando de streaming: embora Netflix (bem à frente) e Amazon Prime Video continuem liderando o mercado brasileiro, algumas mudanças começam a se fazer notar. No mais recente levantamento do JustWatch, plataforma alemã que pesquisa o setor em vários países, HBO Max e Star+ subiram no primeiro trimestre do ano, ao mesmo tempo em que surgem mais serviços alternativos.

Parece pouco, mas é preciso considerar que na soma geral o número de assinantes dos serviços de streaming vem aumentando expressivamente. Segundo o Kantar Media (antigo Ibope), em 2021 os brasileiros passaram, em média, 21% do seu tempo acessando as plataformas – a TV tradicional ainda é dominante, com 79%. 
E, pelo Guia de Vídeo Digital, do IAB, o número de brasileiros que assinam serviços VoD (aí incluídos todos os de streaming), que era de 39,4 milhões em 2020, deve subir este ano para 42,7 milhões, e para 44 milhões em 2023.

TODOS CORRENDO ATRÁS DE NETFLIX E AMAZON

Comparando os gráficos do JustWatch dos dois últimos trimestres (Out-Dez21 e Jan-Mar22), vemos que as posições quase não se alteraram – ainda. Mas o HBO Max encosta no Disney+ e o Star+, que é da própria Disney, supera o Telecine da Globo. E, mesmo com a fragmentação do mercado em uma infinidade de novos serviços (como mostramos aqui), parece que o público vai definindo suas preferências entre as plataformas globais.

Na prática, todo mundo se esforçando para tirar assinantes do Netflix e do Prime, mas por enquanto sem sucesso (pelo menos na estatística). Vejam os dois gráficos:

 

 

 

 

 

Em tempo: para quem se interessa pelo assunto, o Kantar Media lançou em fevereiro um inédito serviço de medição de audiência no streaming, similar ao que já é feito com os canais de TV. Detalhes, aqui. E para entender melhor por que tudo isso acontece, este artigo é excelente.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago