Uma das reportagens da edição de fevereiro da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL trata do fenômeno “streaming” no Brasil. Nos últimos dois anos, surgiram mais de 50 serviços – entre nacionais e estrangeiros – para atender variadas faixas de público, dos que buscam séries novas aos fissurados por clássicos do cinema, produções independentes, filmes de arte europeus, asiáticos, animes japoneses, conteúdos brasileiros etc.

Como mostramos neste post, o streaming está se tornando – e não só no Brasil – a “nova televisão”, levando muitos a cancelarem as assinaturas de TV tradicional e obrigando os canais a migrarem para a internet. A reportagem traz até um comparativo de preços, mostrando que o valor somado das mensalidades das dez principais plataformas (Netflix, Amazon Prime Video, Disney+, Globoplay, HBO Max, Telecine, Apple TV+, Paramount+, Star+ e Looke) já supera de longe o custo de uma assinatura da Claro ou da Vivo.

Bem, não acredito que alguém assine todos esses dez serviços, mas de qualquer modo é uma amostra de como eles estão sendo atraentes para o usuário. A reportagem fala ainda dos serviços de streaming gratuito, como Pluto TV, Plex e Vix, cujo modelo de negócio se baseia em publicidade, ou seja, mais parecido com um canal de TV convencional.

Aquelas dez plataformas não foram escolhidas ao acaso. São as que mais aparecem nas pesquisas que medem a preferência dos brasileiros, entre as quais a do site alemão JustWatch – que monitora esse segmento em vários países – é a mais confiável. Vejam no gráfico o levantamento correspondente ao último trimestre de 2021, confirmando a supremacia de Netflix e Amazon Prime Video, justamente as duas plataformas que oferecem maior quantidade (e variedade) de filmes e séries:

Em tempo: o JustWatch é uma das raras fontes onde se pode descobrir, em dois ou três cliques, onde está aquele filme, série, documentário etc. que alguém comentou e que você quer assistir, mas não encontra.

2 thoughts on “As ótimas atrações do streaming

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *