Categories: Uncategorized

Aluguel de horários na TV aberta

Meio que na surdina, a Câmara Federal aprovou no último dia 31 o projeto que libera as emissoras de TV aberta a exibirem produções ditas “independentes”. Aparentemente, é uma boa medida, representaria mais espaço para produtores que não têm acesso à grande mídia. Só que não. Na prática, o projeto equivale a um “liberou geral” na prática do chamado aluguel de grade, quando uma emissora reserva longas horas de seu dia a conteúdos de determinado gênero – sendo os mais comuns os programas religiosos e os de televendas.

Curioso que os nobres deputados tomaram essa decisão uma semana após a Justiça Federal ter condenado as redes Band e Record a reduzirem seus espaços publicitários a 25% da grade diária, que é o determinado pela Constituição. É bom lembrar que as emissoras, embora sejam dirigidas por empresas privadas, são “concessões do Estado”, obrigadas a obedecer limites constitucionais.

O tema é polêmico, volta e meia ressurge no noticiário (já foi tratado aqui algumas vezes). Há emissoras que são renitentes em desrespeitar o tal limite de 25%, e se os anunciantes que pagam mais são igrejas ou empresas de telemarketing, tanto faz. Record e Band não estão sozinhas.

Para facilitar a artimanha, o projeto agora aprovado (que precisa ainda passar pelo Senado) redefine o próprio conceito de “publicidade”. No caso das emissoras, o texto determina que a publicidade comercial “restringe-se à publicidade de produtos e serviços para os consumidores e à promoção de imagem e marca de empresas”. E acrescenta que ficam fora da restrição as “propagandas institucionais e a publicidade oficial” (vejam os detalhes).

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

7 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago