Categories: Uncategorized

Como melhorar o áudio do streaming

Uma das reportagens de destaque na edição de Julho da HOME THEATER & CASA DIGITAL, que circula esta semana, trata do crescente mercado de soluções para streaming de áudio. A chegada ao Brasil da plataforma francesa Qobuz, com sua obsessão pela qualidade do sinal, somada à evolução técnica do Tidal e do Spotify, pode ser um bom estímulo para quem gosta (mesmo) de música a ponto de investir na performance de seu equipamento. E o mercado oferece diversas opções de amplificação para atender a esse público.

Na prática, basta um smartphone e um fone de ouvido para se ter áudio digital. Mas smartphones são feitos para se conversar e trocar mensagens; o áudio neles é quase um acessório. Quando se ouve a mesma playlist num player de streaming, com DAC de qualidade, a história é outra; e quando se utiliza amplificação balanceada, é possível expandir a música por todo o ambiente através de caixas acústicas do mesmo nível.

Claro, estamos falando de pelo menos alguns milhares de reais, mas a reportagem mostra que há opções para todos os bolsos. São amplificadores integrados compactos, Classe D, com preços que vão de R$ 1.800 a R$ 30.000, e que – regra básica – devem ser usados com caixas acústicas do mesmo padrão. Se essas caixas foram de boa sensibilidade (a partir de 90dB), o usuário poderá se surpreender com o volume sonoro e sem distorção que esses amplificadores proporcionam.

Outra vantagem deles é a possibilidade de escolher entre conexão sem fio e cabeada, sendo esta naturalmente mais estável. Há ainda saída para subwoofer, que dependendo do tipo de gravação é muito bem-vinda. E é possível levar o som para outros ambientes da casa, usando a própria rede Wi-Fi.

Na revista, listamos e comparamos amplificadores das principais marcas. Fiquem ligados. Enquanto isso, vejam este artigo, que traz mais detalhes sobre o assunto.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

4 horas ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

2 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago