Categories: Uncategorized

Operadoras e os abusos do telemarketing

Quase 15 mil reclamações contra ligações telefônicas ilegais foram registradas nos últimos três anos no Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) e no portal consumidor.gov.br. Um único cidadão acusou ter recebido nada menos do que 3 mil chamadas. O site Mobile Time revelou que um grupo de apenas 376 usuários (empresas) realizou incríveis 4,2 bilhões de chamadas curtas – as chamadas robocalls – em apenas 30 dias!

É assim que funciona no Brasil o telemarketing, ferramenta que, de solução, acabou sendo transformada num enorme problema para as empresas. No final de julho, a Secretaria Nacional do Consumidor, após consulta aos Procons estaduais, suspendeu as atividades de 180 operadoras de telemarketing.

Contra todas as regras em vigor, elas insistiam na prática de ligar sem autorização do usuário, o que é proibido pela Lei Geral de Proteção de Dados. Há fortes suspeitas de que os números das vítimas foram obtidos de forma ilegal. Foram feitas buscas em todos os estados, a partir das queixas apresentadas pelos consumidores.

Na semana passada, o caso ganhou novos contornos com um documento divulgado pela Senacon criticando a Anatel, que juridicamente é o órgão encarregado de fiscalizar as operadoras. Embora tenha criado o prefixo 0303 para identificar chamadas de telemarketing, como forma de alertar o consumidor, a Anatel simplesmente não pune as empresas que utilizam os números tradicionais.

Além de suspendê-las, a Senacon abriu processo administrativo contra as operadoras Claro, Vivo, Tim, Sky e Algar, acusadas de “práticas abusivas”. E mandou notificar várias outras empresas, entre elas os bancos Bradesco, Itaú, Santander, Caixa e Banco do Brasil, pelo mesmo motivo (aqui, os detalhes). As empresas tentam agora brechas jurídicas para que algum juiz lhes dê uma liminar, mandado de segurança ou algo parecido. E que possam, assim, continuar abusando da paciência do consumidor.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

2 dias ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

4 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago